Bolo de Noz com Doce de Ovos







250 g de miolo de noz
250 g de açúcar louro
6 claras

6 gemas
1dl de água
250 g de açúcar branco




Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Parta as nozes e leve-as à picadora até obter uma espécie de farinha. Coloque-as num recipiente e junte-lhes o açúcar louro, mexendo bem. Bata as claras em castelo bem firme e incorpore as nozes e o açúcar nas claras. Forre uma forma de mola com fundo amovível  (simples ou com buraco no meio) com papel vegetal untado de margarina ou apenas muito bem untado com margarina e polvilhado com farinha. Coloque a massa do bolo e leve ao forno durante 30 a 40 minutos ou até estar cozido (faça o teste do palito no centro do bolo). Desenforme e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o doce de ovos: leve a água e o açúcar ao lume até o açúcar derreter, junte as gemas batidas e deixe cozinhar até as gemas estarem cozidas e o creme ligeiramente engrossado.
Coloque por cima do bolo, barre com uma espátula e enfeite com meias-nozes.


2 comentários:

  1. Nárwen esse bolo está maravilhoso, adoro bolo de nozes, a culinaria portuguesa exige em muitas de suas receitas muitos ovos não é? Porisso mesmo que são tão deliciosas. Gostei muito de todas viu? Vou ver se me arrisco em fazer alguma. Obrigada querida...bjocas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por todos os comentários Josy.
    A doçaria conventual portuguesa é caracterizada por levar uma grande quantidade de ovos e açúcar...e é por isso mesmo que são uma delícia.
    Eu tenho mais receitas e em breve colocarei aqui para você ver.

    Beijinhos e obrigada pelo carinho

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/