Manjar Branco com Coulis de Pêssego










O manjar branco é uma sobremesa originária do Brasil. Este, é basicamente um pudim de coco, tão branco como a neve e deliciosamente suave. Ele é normalmente servido em forma de anel e acompanhado de uma calda de ameixas. Mas, existem outras frutas que também o acompanham como é o caso do pêssego, abacaxi, morango e maracujá.




1 litro de leite
400ml de leite de coco  
9 colheres de sopa de açúcar  
10 colheres de sopa de amido de milho (usei marca Espiga)


Coulis:
500ml de água
250g de pêssegos amarelos (sem casca e caroço)
100g de açúcar
15g de amido de milho (usei marca Espiga)


Numa panela grande junte o leite, o amido de milho, o açúcar e o leite de coco. Misture muito bem com uma vara de arames para dissolver todos os grumos do amido de milho. Leve a lume médio mexendo sempre até engrossar (não para de mexer senão pegará ao fundo da panela). Está pronto quando apresentar-se como um creme grosso.
Despeje o creme numa forma molhada (deve molha-la segundos antes de colocar o creme pois isto fará com que desenforme facilmente). Deixe arrefecer.
Depois de frio leve ao frigorifico tapada com película aderente durante cerca de 4 horas.


Calda:
Num tacho coloque a água, o açúcar e os pêssegos portados em metades ou em seis partes. Deixe que os pêssegos cozam totalmente mas sem se desfazerem. Retire 100g de pêssegos e reserve-os. Com o restante pêssego e a calda deve fazer uma espécie-e de sumo levando ambos ao liquidificador/picadora. Depois de sumo feito deve coá-lo. Em seguida junte o amido de milho ao sumo mexendo muito bem com uma vara de arames para que este se dissolva completamente. Leve este preparado a lume brando até que obtenha um líquido ligeiramente grosso, mexendo sempre para não queimar no fundo do tacho.
Quando desenformar o manjar branco coloque o líquido em torno dele e sobre ele. Decore com os pedaços de pêssego cozido que reservou. mantenha no frigorífico até à hora de servir.


Nota: Pode variar os sabores da calda usando ananás, ameixa, morango e maracujá. Pode, ainda, substituir os pêssegos frescos por pêssego de lata.


14 comentários:

  1. Olá Narwen, gostei muito de vir visitar o teu cantinho. Cheio de coisas boas. Este manjar ficou lindo, deve ser tão suave e cremoso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Está tão linda esta sobremesa, o ar angelical é mesmo apetitoso!

    ResponderEliminar
  3. Nárwen, essa sobremesa é divina, tão leve que nem a sentimos na boca. Falo assim porque a fiz no natal para os meus pais comerem (são diabéticos) como não leva ovos e o açucar é o que queremos. Foi a forma que encontrei para eles comerem uma sobremesa que não lhes prejudicasse. E acertei.
    Gosto bastante da tua ficou muito bonita. Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Narwen vim conhecer seu blog e já vi essa delícia bem brasileira.É a preferida do meu marido.Gostei da ideia com coulis de pessego.VOu experimentar.
    Tentei lhe seguir, mas deu um probleminha no computador.Vou voltar outra vez.
    Bj,
    Llylia

    ResponderEliminar
  5. OLÁ NÁRWEN!
    ESTA SOBREMESA É BOA DEMAIS, AS FOTOS ESTÃO LINDAS E COM CERTEZA ESTÁ UMA DELÍCIA!
    BJS.........

    ResponderEliminar
  6. Um manjar dos deuses Narwen, ficou uma linda sobremesa,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Olá Nárwen. Os meus olhos foram os primeiros a tirar uma colherada dessa sobremesa. Perfeita. Pura.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. Olá, Nárwen!Descobri agora mesmo o teu blogue e deliciei-me a visita-lo, tens receitas e fotos maravilhosas!O manjar é uma das minhas sobremesas favoritas, o teu está muito original com o coulis de pêssego. Parabéns!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Nunca fiz esta sobremesa, mas já a tinha visto e apreciado no blogue da Susana. Deve ser muito fresca. Ficou lindíssima: Beijos

    ResponderEliminar
  10. UMA SOBREMESA LINDA E DE CERTEZA QUE É UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. Delicada e encantadora esta sobremesa. Linda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amo essa sobremesa as fotos ficaram liiindas ótima semana bjs!

    ResponderEliminar
  13. Ficou brutal mesmo, adoro estes manjares :)...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nárwen minha querida vim ver sua receita do manjar, que lindo ficou, e diferente. Gostei muito desse coulis de pessego. Eu gostei muito do resultado do manjar branco com pessegos, ficou muito gostoso, e qualquer dia vou fazer a sua, esse coulis deve ficar ótimo. Adorei amiga. Obrigada, agora vou ver a sua receita de hoje

    ResponderEliminar

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/