Chupa-Chupa de Physalis











250g de physalis (sem o invólucro/casca)
250g de açúcar amarelo
coador de rede
4-5 espetos de madeira




Lave os physalis, corte-os a meio e coloque-os num recipiente juntamente com o açúcar. Envolva bem, tape com película aderente e leve ao frigorifico por 2 horas.
Ao fim deste tempo, coloque a mistura num tacho e deixe ferver, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau. Quando o borbulhar for forte, desligue o lume, desfaça os pedaços da fruta com a colher de pau, esmagando-os contra as paredes do tacho. Em seguida, passe o preparado por um coador fino e esprema bem para não desperdiçar nenhum liquido. Deite fora as peles e sementes e leve o líquido ao lume, até ferver durante 5 minutos (ou parecer querer engrossar um pouco). 
Passado este tempo, desligue o lume e deixe que o líquido arrefeça quase por completo para que solidifique um pouco.
Assim que notar que o preparado já está sólido o suficiente para moldar, retire uma porção de caramelizado e molde-o em torno do espeto de madeira. Faça este procedimento ate acabar o caramelo (se este solidificar demasiado, e não conseguir molda-lo, leve-o a banho-maria). Deixe-os secar e embrulhe-os em papel vegetal, alumínio ou película aderente.
Guarde em frascos hermeticamente fechados.



Nota: Rende 4-5 chupa-chupas grandes.




Rebuçados de Physalis











250g de physalis (sem o invólucro/casca)
250g de açúcar amarelo
coador de rede


Lave os physalis, corte-os a meio e coloque-os num recipiente juntamente com o açúcar. Envolva bem, tape com película aderente e leve ao frigorifico por 2 horas.
Ao fim deste tempo, coloque a mistura num tacho e deixe ferver, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau. Quando o borbulhar for forte, desligue o lume, desfaça os pedaços da fruta com a colher de pau, esmagando-os contra as paredes do tacho. Em seguida, passe o preparado por um coador fino e esprema bem para não desperdiçar nenhum liquido. Deite fora as peles e sementes e com o líquido obtido faça os rebuçados, levando-o ao lume até ferver durante 5 minutos (ou parecer querer engrossar um pouco). 
Passado este tempo, desligue o lume e deixe que o líquido arrefeça quase por completo para que solidifique. Assim que notar que já está solido o suficiente para moldar vá fazendo os rebuçados, deixe-os secar e embrulhe-os em papel vegetal, alumínio ou película aderente (tenha o cuidado de fazer os rebuçados bem pequeninos pois ficarão mais saborosos). Se o caramelizado do tacho solidificar demasiado e não conseguir moldar mais rebuçados leve-o a banho-maria.
Guarde em frascos hermeticamente fechados.



Nota: Rende 30 rebuçados.



Sumo de Physalis







Physalis é um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate cereja, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande e rendada. 
A origem do Physalis remonta à Amazónia e aos Andes. No entanto, nos dias de hoje, é cultivado na América, Europa e Ásia. 
Na Colômbia, é conhecida como Uchuva, no Japão como Hosuki e nos Açores como tomate-capucho.





200g de physalis (sem o invólucro/casca)
600ml de água fresca
100g de açúcar (ou a gosto)
gelo q.b.


Lave os physalis e coloque-os no liquidificador ou no copo da varinha mágica, adicione a água e o açúcar e triture tudo muito bem. Filtre a mistura usando um passador de rede e sirva fresco com pedras de gelo.

Empadão de Carne Assada








500g de carne de porco assada (sobras)
1 cebola pequena
2 dentes de alho 
1 ovo
salsa picada q.b.
pimenta banca q.b.
400-500g de puré de batata instantâneo q.b.
sal q.b.
óleo de amendoim q.b.




Para confeccionar este prato pode usar quaisquer restos de carnes assadas, no entanto, eu prefiro com porco.
Coloque a carne em pedaços na picadora e pique muito bem. Reserve num prato. À parte, pique a cebola juntamente com o alho. Numa frigideira/tachinho adicione um pouco de óleo de amendoim, acrescente a cebola e alho picados e refogue até que a cebola fique translucida.  Acrescenta-se a carne picada  e tempera-se com sal, pimenta e salsa picada.
Prepare o puré de batata e reserve.
Num pirex coloque metade do puré, alise e adicione toda a carne na camada seguinte. Por fim, coloque o restante puré, alisando bem a superfície, e acrescente o ovo previamente batido e temperado com sal e pimenta.
Leve ao forno a 200ºC até dourar.




Cannelloni de Alheira










9 cannelloni 
1 alheira
50g de polpa de tomate
1 cebola pequena
1 dente de alho
1/3 copo de vinho branco
150g de queijo mozarela ralado
manjericão q.b. (usei folhas secas)
azeite q.b.
azeitonas pretas q.b.


Molho Béchamel:
50g de margarina
50g de farinha
500ml de leite
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.



Comece por retirar a pele à alheira e reserve-a. 
Triture a cebola e o alho e deite-os num tacho, juntamente com um pouco de azeite. Deixe refogar até a cebola ficar translúcida e junte a carne da alheira. Deite o vinho e misture, aproveitando para desfazer a carne com a ajuda da colher de pau. Assim que o vinho evaporar, junte a polpa de tomate e mexa bem. Baixe para lume brando e deixe cozinhar durante cerca de 15-20 minutos. Se durante a cozedura o recheio ficar demasiado seco ou começar a pegar ao fundo, deite um pouco de água e mexa bem.
Entretanto, aproveite para levar outro tacho a lume forte, com água e sal. Assim que a água estiver a ferver, coza os cannelloni no tempo indicado, retirando-os de seguida e deixando arrefecer (eu usei cannelloni da Milaneza que não precisam de ser cozinhados antes de ir ao forno, o que facilita muitíssimo rechear). Pode também aproveitar para fazer o molho béchamel.
No final da cozedura do preparado de alheira, junte o manjericão, desligue o lume e junte cerca de metade do queijo, mexendo tudo muito bem. 
Prepare um pirex, deitando-lhe um pouco do béchamel no fundo. Recheie os cannelloni com o molho de alheira e coloque-os no pirex. Se sobrar recheio, deite-o por cima dos cannelloni (ou recheie mais massas se ainda couber no pirex) e termine com o restante béchamel e com o queijo ralado. Leve ao forno a 180º durante 15 a 20 minutos. Sirva acompanhado de azeitonas pretas.



Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. 
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar até ficar grossinho. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.




Bolo de Laranja com Glacê Cítrico











125g de manteiga (amolecida em temperatura ambiente)
160g de açúcar
2 ovos
225g de farinha
1 ¼ colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de leite
1 laranja grande (raspas da casca)
4 colheres de sopa de sumo de laranja


Glacê de laranja: 
175g de açúcar em pó
3-4 colheres de sopa de sumo de laranja





Pré-aqueça o forno a 180°C. 
Numa forma de bolo inglês (de 20x10cm) coloque papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha.
Num recipiente coloque a manteiga e o açúcar e bata com a batedeira eléctrica por 8-10 minutos ou até obter um creme bem leve e claro. Adicione os ovos, um a um, e bata bem. Acrescente a farinha e o fermento e misture muito bem. Junte o leite, o sumo e as raspas de laranja e misture até homogeneizar. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 55 minutos ou até dourar (faça o teste do palito). 
Deixe arrefecer completamente sobre uma grade, desenforme com cuidado e cubra com o glacê.



Glacê de laranja:
Num recipiente misture o açúcar com o sumo de laranja até obter uma pasta homogénea. Espalhe sobre o bolo com o auxílio de uma espátula, deixando escorrer pelas laterais. 
Decore com as raspas de laranja.



Adaptado de: Technicolor Kitchen



Cobbler de Morangos e Aveia




185g de morangos (cortados em pedacinhos)
1 colher de sopa de açúcar
½ colher de sopa de sumo de limão  

60g  de manteiga  (em pedaços)
80g de farinha de trigo

30g de aveia 
45g de açúcar refinado
1 pitada de sal
2 ramequins (potes de irem ao forno)




Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte com manteiga dois ramequins (potinhos refratários com capacidade para 1 xícara 240ml, cada). Lave, retire os pés, corte os morangos em pedacinhos e divida-os pelos ramequins. Salpique cada um com ½ colher de sopa de açúcar e regue com o sumo de limão.
Numa tigela, coloque a manteiga, a farinha, o açúcar e o sal e amasse bem usando a ponta dos dedos. Quando obtiver uma massa seca e homogénea está pronto (se estiver demasiado seco junte um pouquinho de leite). Divida esta massa em duas partes iguais, forme bolinhas e espalme-as.
Sobre a camada de morangos coloque o circulo de massa, de modo a tapa-los por completo (terá o efeito de tampa). Coloque os ramequins no forno a 180ºC e deixe cozinhar até ficarem lourinhos (20-30 minutos).
Sirva morno com natas batidas em chantilly, iogurte natural açucarado ou simples.


Nota:
Rende 2 porções. 



Bolachas de Coco e Chocolate Negro









115g de manteiga (em temperatura ambiente)
50g de açúcar branco
130g de açúcar mascavo claro
1 ovo
1 colher de chá de essencia de baunilha
210g de farinha de trigo
¾ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de fermento em pó ¼ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras (150g) de coco em flocos adoçados
225g de gotas/pedacinhos de chocolate amargo




Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras largas, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Bata a manteiga e os açúcares na batedeira até obter uma mistura cremosa e clara, mas não fofa. Acrescente o ovo e bata para incorporar. Junte a baunilha. Raspe as laterais da tigela. Numa tigelinha, misture bem a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos e misture só até incorporá-los – não bata demais. Com a espátula de silicone, misture o coco e as gotas de chocolate.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) levemente cheia de massa, coloque nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra, e pressione cada bolinha levemente com a mão. Asse por 11-13 minutos ou até que dourem nas extremidades porém ainda estejam molinhos no centro.




Bolachas de Chocolate Branco e Negro









300g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
225g de manteiga (derretida e ainda morna)
150g de açúcar branco
130g de açúcar mascavo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de sal
2 ovos grandes (ou três de tamanho médio)
170g de chocolate amargo (partido em pedacinhos)
170g de chocolate branco (partido em pedacinhos)


 

Coloque ambos os chocolates no frigorifico durante 15-20 minutos. Após este tempo corte os chocolates em pedacinhos sobre uma tábua de cozinha. Reserve.
Num recipiente junte a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento, misture e reserve.
Num outro recipiente (grande) misture a manteiga, o açúcar branco e mascavo, a baunilha e o sal. Junte os ovos. Acrescente o preparado de farinha e misture apenas até incorporar. Adicione os pedaços de chocolate. Cubra o recipiente com película aderente e leve ao frigorifico por, pelo menos, 3 horas (ou de um dia para o outro).
Pré-aqueça o forno a 190°C, forre dois tabuleiros grandes com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha.
Retire a massa do frigorifico e molde bolinhas com uma colher de sobremesa, achate-as e coloque no tabuleiro deixando 7,5cm de distância entre cada uma. Leve ao forno por 9-11 minutos ou até que dourem bem nas extremidades e não pareçam húmidos na superfície. Retire do forno e deixe arrefecer no tabuleiro por 1-2 minutos. Retire o papel do tabuleiro (ainda com as bolachas nele) e coloque-o sobre uma grade. Deixe arrefecer completamente.
Guarde em frascos hermeticamente fechados.

Tortelloni con Funghi alla Monte Bianco












250g de Tortelloni con Funghi
2 litros de água
18g de sal (ou a gosto)
150g de bacon fumado (cortado em quadradinhos)
1 gema
200ml de natas
1 colher de sopa (bem cheia) de margarina
queijo parmesão ralado q.b.
manjericão fresco picado q.b.
pimenta preta q.b.
sal q.b.




Num tacho coloque 2 litros de água temperada com 18g de sal (ou a gosto) e leve ao lume, quando ferver junte a massa e deixe cozinhar durante 12-15 minutos, mexendo ocasionalmente. Quando estiver cozida, escorra-a bem e reserve.
Numa frigideira coloque a margarina e deixe derreter, junte o bacon cortado em quadradinhos e frite um pouco. Junte o manjericão picado e as natas e deixe ferver 2-3 minutos, até o molho engrossar. em seguida junte a gema e mexa bem para incorporar. Tempere com sal e pimenta preta, torne a mexer e acrescente a massa cozinhada e escorrida. Envolva bem e deixe tomar sabor por 1 minutos, mexendo frequentemente.
Coloque num prato de servir e polvilhe com queijo parmesão ralado.


Ras el Hanout







Ras el hanout ou Rass el hanout (em árabe: راس الحانوت) é uma mistura de especiarias usada em todo o Norte de África. O nome significa "top da loja/o melhor da loja" e refere-se a uma mistura das melhores especiarias que um vendedor tem para oferecer. Existem três tipos de Ras el Hanout: Lamrouzia, L'msagna e Monuza.
Na verdade, não há combinação exacta de especiarias que compõem Ras el hanout. Cada loja, empresa ou pessoa teria a sua própria combinação secreta contendo mais de uma dúzia de especiarias. No entanto, há algumas especiarias que compõem sempre a base desta mistura.





1 colher de chá de canela
1 colher de chá de pimenta da Jamaica
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de sementes de coentro moídas
1 colher de chá de noz-moscada
1 colher de chá de açafrão das índias (cúrcuma)
1/2 colher de chá de pimenta preta
1/2 colher de chá de cravinho
1/2 colher de chá de paprika
1/2 colher de chá de erva-doce




Misturar tudo e guardar num frasco bem vedado em local seco e ao abrigo da luz.

Esta é a versão rápida porque na realidade, para o Ras el Hanout ficar bem feito as sementes deviam ser ligeiramente tostadas e depois moídas.








Marshmallows de Morango











10g de gelatina em pó neutra
85g de gelatina em pó de morango
200g de água
150g de açúcar
Açúcar em pó ou amido de milho (para polvilhar)




Coloque a gelatina neutra  num recipiente com 1/2 chávena de água fria, mexa um pouco e deixe de molho por, aproximadamente, 5 minutos.
Leve o açúcar ao lume com a restante água (150ml) e deixe ferver até obter ponto de fio. Quando isto acontecer, dissolva a gelatina de morango no preparado, junte a gelatina incolor, mexa bem e deixe arrefecer um pouco. Em seguida, bata este preparado em velocidade alta na batedeira até formar uma massa grossa e fofa.
Logo de seguida, polvilhe uma forma quadrada ou rectangular com açúcar em pó ou amido de milho (isto fará com que o marshmellow não fique colado ao fundo) e deite o preparado, alisando-o com a espátula (este processo tem de ser feito rapidamente pois o creme solidifica muito depressa). Tape com película aderente e deixe arrefecer à temperatura ambiente durante 12 horas.
Após este tempo, desenforme e corte aos quadradinhos. Envolva com açúcar em pó ou amido de milho (isto fará com que os marshmellows não fiquem colados uns aos outros).



Adaptado de: No Soup for You



Lasanha de Couve com Farinheira








1 couve lombarda
2 farinheiras
bicarbonato de sódio q.b.
azeite q.b.
sal q.b.




Retire as folhas da couve e lave-as muito bem. Corte cada folha ao meio, retirando o talo, reserve.
Coloque um tacho ao lume com água, sal e um pouquinho de bicarbonato de sódio (ele fará com que a couve se mantenha verdinha), quando ferver junte as folhas de couve e deixe cozer (tenha atenção para não as deixar cozer demasiado pois será necessário que as folhas se encontrem inteiras). Quando cozidas, deixe-as a escorrer. Reserve.
Entretanto, coloque um outro tachinho ao lume com água e quando esta ferver junte as farinheiras previamente picadas com um garfo e deixe cozer (levará cerca de 5 minutos). Após o cozimento, retire as farinheiras do tacho e deixe-as arrefecer um pouco sobre um prato, abra-as a meio e retire o recheio. Reserve.
Num prato de servir, alterne camadas de couve com farinheira (coloque diversas folhas de couve por cada camada, entre 6 a 8), regue com azeite e tempere com sal.


Nota: Se desejar sirva como acompanhamento de carne de porco.
Adaptado de: Revista Blue Cooking



Sericaia







Em Portugal, a doçaria conventual teve origem no século XV, aquando da colonização da Ilha da Madeira e do cultivo da cana de açúcar. Nesta altura o açúcar recebeu uma atenção especial e foi levado até aos conventos onde nasceu a tradição dos docinhos/bolos caracterizados por serem, na sua maioria, compostos por grandes quantidades de açúcar e gemas de ovos. 
A Sericaia, em particular, teve origem nos conventos alentejanos.





6 ovos
1/2 litro de leite
250g de açúcar
75g de farinha
1 casca de limão
1 pau de canela pequeno
canela em pó q.b.
ameixas de Elvas em calda (opcional-não usei)



Comece por separar cuidadosamente as gemas das claras. Junte as gemas ao açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Entretanto ferva o leite com a casca de limão e o pau de canela. Retire do lume e misture a farinha a pouco e pouco, dissolvendo-a totalmente no leite. Junte o creme de gemas e açúcar e mexa bem. Volte a levar a lume brando e deixe engrossar até que, ao mexer, consiga ver o fundo do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer.
Entretanto, bata as claras em castelo e junte com cuidado, pouco a pouco, ao creme já arrefecido. Pegue num prato de barro dos que são habitualmente utilizados para a sericaia e, usando uma colher grande, deite o creme sobre o prato, em movimentos desencontrados ( faça uma camada de colheradas no sentido de cima para baixo e depois outra camada no sentio esquerda-direita).
No final, polvilhe generosamente com canela em pó (cobrindo todo o doce) e leve a cozer em forno a 200º até estar cozido (use um palito para testar a cozedura).
Se gostar, sirva acompanhado de ameixas de Elvas.

Adaptado de: "Cozinha Tradicional Portuguesa", de Maria de Lourdes Modesto

Pizza de Atum, Delícias do Mar e Azeitonas em Base de Alho











2 latas de atum (escorridas)
8 palitos de delícias do mar
200g de queijo mozarella ralado
molho de tomate italiano (ver receita aqui - fazer apenas metade da receita)
azeitonas pretas q.b.
orégãos q.b.



Base de alho (rende 2 bases finas e médias):

200ml de leite morno

2 colheres de sopa de azeite
1 ovo
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de alho em pó
420 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento seco de padeiro (15g de fermento fresco)




Coloque num recipiente a farinha, o ovo, o azeite, o sal, o açúcar, o alho em pó e adicione o leite morno aos poucos, enquanto vai amassando. Adicione também o fermento seco e continue a amassar (se usar fermento fresco desfaça-o no leite morno) até que a massa comece a descolar-se das mãos (se for necessário adicione mais farinha). Depois de bem amassado, forme uma bola com a massa, tape-a com um pano e deixar descansar em local quente (coloque dentro do microondas desligado) por 30 minutos. 
Findo este tempo, divida a massa em duas partes iguais e coloque uma delas na bancada polvilhada com farinha e, com o rolo da massa,  estique-a de modo a fazer um circulo fino. Execute o mesmo procedimento para a outra parte de massa.
Entretanto, unte duas folhas de papel vegetal com margarina e polvilhe-as com farinha. Em seguida coloque-as sobre tabuleiros de ir ao forno, forrando-os e coloque sobre estes a massa, que deve espetar com um garfo em toda a sua superfície.
Leve a forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos, retire do forno e recheie.
Comece por colocar o molho de tomate, depois o atum escorrido e desfeito (espalhe-o bem), em seguida coloque as delícias do mar cortadas em cubinhos e as azeitonas. Por fim, salpique com queijo mozarella ralado e oregãos.
Leve novamente ao forno a 180ºC. até que o queijo esteja bem derretido e a massa completamente cozinhada.


Massa de pizza adaptada de: Cozinha da Duxa

Nota: Rende duas pizzas médias.



Coulis de Framboesa











O coulis é uma espécie de molho/puré de origem francesa que pode ser feito à base de frutas ou legumes. 
O coulis de fruta é ideal para a decoração de sobremesas ou para acompanhar crepes, e confere uma indiscutível beleza visual aos pratos em que é utilizado. Os frutos são, geralmente, temperados com açúcar e sumo de limão, para realçar o sabor.





400g de framboesas (negras ou vermelhas)
150g de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão




Lave as framboesas e retire-lhes os pés. Coloque-as num tacho juntamente com o açúcar e leve a  lume brando. Acrescente um pouco de sumo de limão e mexa bem até que todo o açúcar esteja dissolvido. Quando isto acontecer, retire o tacho do lume e passe a mistura pela varinha mágica até obter um puré homogéneo. Coe para descartar as sementinhas.
Coloque numa taça e sirva quente ou frio acompanhando sobremesas ou crepes.

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/