Dedos de Bruxa













Como já é tradição, eu e o meu namorado fizemos uma abóbora de halloween, isto é, ele é quem esculpe a abóbora e eu fico a ver... 
Para dar um toque especial a esta celebração decidi confeccionar uns biscoitos alusivos à época e o meu namorado e a minha mãe ajudaram a moldá-los.  
Os últimos biscoitos com diferentes formatos foram "criados" pelo meu namorado e ficaram muito engraçados também. 





100 g de manteiga
150 g de açúcar
2 ovos
1 colher de sobremesa de raspa de limão /laranja
300 g de farinha 
1 pitada de sal
Amêndoas inteiras com e sem pele q.b.
Compota de morango ou geleia de marmelo (usei a geleia - ver receita aqui)



Num recipiente misture a manteiga, o açúcar, os ovos, a farinha, o sal e a raspa de laranja ou limão. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam fundidos. Junte a farinha amasse muito bem até obter uma massa homogénea e elástica. Faça uma esfera com a massa e coloque película aderente em torno dela, levando-a ao frigorifico por 30-50 minutos para endurecer.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separar um pouco de massa e dar-lhe forma de um dedo da mão. Pressionar firmemente uma amêndoa num extremo para formar a unha. Marcar três linhas na metade dos dedos da mão para criar uma espécie de nódulo. Repetir com o resto da massa.
Retire a massa do frigorifico e, retirando pedacinhos dela, molde  dedos da mão. Aconselho que faça os dedos muito fininhos pois a massa irá crescer quando for ao forno (sugiro que os molde mais pequenos que os seus próprios dedos). 
Coloque uma amêndoa num extremo para formar a unha e pressione-a contra a massa para esta se fixar. Marque três linhas na metade dos dedos da mão para criar uma espécie de nódulo. Repita este procedimento com o resto da massa.
Coloque as bolachas sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e leve ao forno durante 10-20 minutos, ou até que estejam levemente douradas. 
Retire-as do forno e deixar arrefecer durante 3 minutos. 
Com um pincel de cozinha pequeno contorne a zona da unha (amêndoa) com geleia de marmelo ou doce de morango de modo a parecer sangue.  Deixe arrefecer completamente e sirva acompanhando café ou chá. 
Uma outra forma de comer estes biscoitos, e ainda mais saborosa, é mergulhá-los/barrá-los em geleia de marmelo à medida que os vai trincando (ver receita aqui a receita da geleia).



Nota: Com uma parte da massa pode criar diferentes bolachas alusivas ao Halloween. 
           A receita rende cercar de 40 dedos de bruxa.


Adaptado de: La Casita Verde


Maçã Seca







Quem já não provou cereais muesly que continha uma deliciosa maçã seca? Pois bem, é possível fazê-la em casa e juntar aos seus cereais, ao iogurte, a saladas ou ao que lhe apetecer. Para isso, precisará apenas de alguns passos.



Maça Royal Gala
Maçã Golden
1 cortador de legumes em fatias



Com um cortador de legumes corte fatias finíssimas de maçã (rodelas). Deixe-as secar um pouco sobre um pano.
Forre um tabuleiro com uma folha alumínio ou papel manteiga/vegetal e nele coloque as fatias de maçã, umas ao lado das outras. Leve-as ao Forno a 200ºC por 15-20minuos. Desligue o forno e não o abra, deixando as maçãs secarem durante algumas horas.
Quando estas já estiverem  secas e ligeiramente crocantes retire-as do forno e guarde-as num frasco hermeticamente fechado.

Biscotti alle Noci (Biscotti com Nozes)









Biscotti ou Biscotti di Prato são biscoitos originário de Prato, uma cidade italiana.
Estes têm como particularidade, para além de  não levarem nenhum tipo de fermento ou de gordura, serem cozinhados duas vezes. Primeiro a massa alongada é cozida em forno médio e depois de fatiados são cozidos em forno alto para que a massa desidrate e fiquem crocantes. Aliás, a palavra Biscotti é originária do latim medieval "biscoctus", que significa"cozinhado duas vezes".
A primeira receita de Biscotti está num manuscrito com muitos séculos, agora preservado em Prato, e encontrado pelos estudioso do século XVII. 
Consta também que Plínio, o Velho, se gabou de que tais bens seriam comestíveis durante séculos. E, na verdade, eles foram particularmente úteis durante viagens e guerras, pois eles faziam parte da alimentação básica das legiões romanas.





3 claras
75g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
110g de farinha de trigo
100g de nozes

 
Ligue o forno e regule-o nos 150-180ºC (dependerá do seu forno).
Numa forma de bolo inglês (com cerca de 25 ou 30 cm) coloque papel vegetal untado com margarina e, deste modo, forrando a forma.
Bata as claras em castelo. Acrescente o açúcar aos poucos até ficar bem incorporado, e sem parar de bater. Acrescente depois a essência de baunilha, a farinha e as nozes. Envolva muito bem com uma espátula.
Coloque o preparado na forma  e alise a sua superfície. Leve ao forno pré-aquecido durante 30-40 minutos ou até estar ligeiramente dourado por cima. Retire do forno e deixe arrefecer.Descarte o papel vegetal e, com uma faca de serrilha, corte fatias finas (cerca de 0.5 cm). Coloque as fatias num tabuleiro, umas ao lado das outras, e leve novamente ao forno a 180ºC durante 15-20minutos ou até estarem levemente douradas e virando-as a meio deste tempo. Estarão no ponto quando se encontrarem crocantes e secos. Deixe arrefecer e guarde num recipiente hermeticamente fechado.




Adaptado de: As minhas receitas

 

Crepes de Laranja com Coulis de Maracujá













Crepes de Laranja: 
3 ovos
3,5 dl de leite
50 g de açúcar
125 g de farinha
30 gr de margarina derretida
1 colher de sopa de raspa de laranja


Coulis de Maracujá:
3 colheres de sopa (cheias) de polpa de maracujá (com sementes)
250 ml de água
2 colheres de sopa de açúcar




Crepes de Laranja:
Desfaça os ovos com uma vara de arames, junte-lhes o leite e o açúcar e misture bem. Deite a farinha numa tigela, adicione-lhe a mistura anterior e a margarina derretida, mexendo sempre com a vara de arames até obter uma massa lisa. Perfume com a raspa de laranja e deixe repousar enquanto prepara o recheio.Leve a aquecer uma frigideira anti-aderente com 18 cm de diâmetro. Coloque um pouco de margarina nela e espere que derreta. Deite uma concha de massa e rode de modo a cobrir todo o fundo. Deixe cozer, volte o crepe e coza do outro lado. Repita as operações até gastar toda a massa. Acompanhe com coulis de maracujá.


Coulis de Maracujá:
Retire a polpa aos maracujás e deixe ficar as sementes. Dissolva-a na água e coloque-a num tacho juntamente com o açúcar e leve a lume brando. Mexa bem até obter um líquido ligeiramente espesso. Quando isto acontecer, retire o tacho do lume. Coloque numa taça e sirva quente ou frio.




Nota:
Se preferir um creme mais grosso junte um pouco de amido de milho que deve de ser previamente dissolvido num pouco de água.



Bolachas de São Valentim












Amanhã eu e o meu namorado fazemos anos de namoro... e esta foi umas das gulodices que preparei para lhe oferecer. 
Devido a este acontecimento, o Nárwen's Cuisine fará uma breve pausa, mas voltarei na terça-feira com novas e deliciosas receitas. Beijinhos a toda a comunidade bloqueira.





225 g de farinha
60 g de chocolate negro
1 ovo
120 g de açúcar
110 g de manteiga (sem sal),  fria e cortada em cubos
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal fino

Cobertura:
150 g de chocolate negro
Açúcar q.b.
Granulados coloridos q.b.


Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. reserve.

Junte a farinha e o fermento peneirados, o açúcar, o sal, a baunilha e a manteiga e misture tudo com a ponta dos dedos, até ficar em areia.
Junte depois o ovo e o chocolate derretido e amasse bem até obter uma espécie de creme espesso e homogéneo.
Faça uma bola com a massa, coloque-a sobre um pedaço de película aderente, achate a massa formando um circulo e cubra todo ele com película. Leve ao frigorifico durante 30-45 minutos para que a massa endureça e seja mais fácil de a trabalhar.
Pré-aqueça o forno a 190º, marca 5 do fogão a gás.
Estenda a massa (não muito fina) numa superfície enfarinhada e com um cortador bolachas com forma de coração, vá cortando as bolachas, unindo os restos de massa e voltando a estenter até ter usado toda a massa.
Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal previamente untado com margarina. 
Leve ao forno pré-aquecido na prateleira de cima (logo a seguir à do meio). Deixe cozer 10-12 minutos apenas. As bolachas devem estar moles ao toque quando saírem do forno mas depois de arrefecerem endurecem.
Entretanto, derreta o chocolate para a cobertura em banho-maria ou no microondas.
Deixe as bolachas arrefecerem e, com a ajuda de uma colher de chá ou faca de manteiga, cubra-as com o chocolate derretido, alisando-as o melhor que puder. 
Se quiser decorar as bolachas pode polvilha-las com açúcar ou granulados coloridos enquanto o chocolate ainda estiver mole.


Nota: A receita rende cerca de 30 bolachas mas o rendimento desta dependerá do tamanho dos cortadores que usar.



Lasanha de Espinafres e Roquefort










500g de massa lasanha pré-cozida (uso "Lasagne all'uovo" Gourmet da Milaneza)  
500g de folhas de espinafre (congelado ou fresco) cozidas, escorridas e picadas
200g de Roquefort (ou outro queijo azul: Gorgonzola, Danish Blue, Cabrales, Silton...) 
200g de queijo muzarella
1 cebola grande (bem picada)
1 litro de leite
2 colheres de sopa de manteiga/margarina
2.5 colheres de sopa de farinha
Queijo parmesão ralado q.b.
Bicarbonato de sódio q.b.
Sal q.b.
Óleo para untar q.b.



Coza a massa lasanha, escorra e reserve ( eu uso a massa de lasanha Milaneza que é pronta a ir ao forno, não necessitando de pré-cozedura).
Num tachinho com água a ferver coloque as folhas de espinafres previamente lavadas, tempere com um pouco de sal e adicione uma pitada de bicarbonato de sódio. Coza-os até que fiquem tenros. Depois de bem cozidos, escorra-os muito bem e pique-os. Reserve.
Num outro tacho, aqueça a manteiga, junte a cebola muito bem picada e refogue-a até que esteja lourinha. Acrescente o espinafre picado e mexa por 5 minutos.
Dissolva a farinha em metade do leite e adicione-a, a pouco e pouco, aos espinafres, mexendo sempre. Junte o restante leite e misture bem até obter um creme espesso. em seguida, junte os queijos e, em lume baixo, deixe cozinhar mais um pouco até que os queijos estejam totalmente derretidos. Tempere com um pouco de sal. Reserve.
Unte um recipiente rectangular/quadrado de ir ao forno com o óleo e nele coloque por colocar massa de lasanha e intercale-a com o molho de espinafres. E faça assim diversas camadas até que deve finalizar com uma camada de molho (certifique-se que coloca uma camada bem fina de creme de espinafre entre cada massa, pois se for grossa será um pouco enjoativo). Por fim, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno a 200ºC por 30-45 minutos ou até que a massa esteja cozinhada e o queijo gratinado e levemente dourado. Quandpo pronta, desligue o forno e deixe a lasanha lá dentro por 15-20 minutos, pois isto fará com que o mollho seque um pouco e ficará mais saborosa.




Nota: 
A quantidade de cada ingrediente indicado renderá uma lasanha bastante grande, portanto, se preferir,  poderá fazer apenas metade ou 1/3 da receita.





Taça Silvestre










1 pacote de mousse de chocolate instantânea
2 pacotes de natas (400ml)
Framboesas vermelhas q.b.
Framboesas douradas q.b. (opcional)
4 colheres de sopa de açúcar (rasas)
sumo de limão q.b.



Comece por colocar os pacotes de natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Faça a mousse de chocolate segundo as instruções da embalagem. Reserve.
Bata as natas com algumas gotas de sumo de limão até obter um chantilly firme. Adicione o açúcar e bata mais um pouco para incorporar.
Em taças individuais (ou numa taça grande) coloque uma colherada de mousse e outra de chantilly e assim sucessivamente até encher a taça e terminando com uma camada  grossa de chantilly. decore com framboesas. Execute este processo até terminar todos os ingredientes. Leve ao frigorifico durante 1 a 2 horas e sirva fresco.
 

Spaghetti com Creme de Atum e Courgette










1 courgette grande
200g de esparguete (ou a quantidade que preferir) 
1 lata de atum (escorrida)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 cenoura média
sal  e pimenta q.b.
manjericão seco e picado q.b.
queijo mozarella ralado q.b.
250 ml de molho béchamel (ver receita aqui - faça metade da receita)


Lave as courgettes, descasque-a e corte-a em pedacinhos. Reserve.
Em água temperda de sal, coza o esparguete "al dente", escorra e reserve.
Usando a picadora/processador desfaça completamente o alho a cebola. Leve esta polpa ao lume num tacho com um fio de azeite. Deixar alourar. Junte a cenoura ralada, o atum escorrido e a polpa da courgette. Misture bem. Junte o molho béchamel e tempere com sal e pimenta.  Junte o esparguete escorrido à mistura anterior, ainda ao lume, envolva bem. 
Coloque a mistura num recipiente de ir ao forno, polvilhe com queijo mozarella e manjericão. Leve ao forno cerca de 10-15 minutos ou até o queijo gratinar.
 
 
 

Mousse de Maracujá












200ml de natas
6 colheres de sopa de polpa de maracujá (cerca de 6 maracujás roxos)
6 colheres de sopa de açúcar
2 folhas de gelatina
sumo de limão q.b.


 Comece por colocar o pacote de natas no congelador 20 minutos antes de o usar. após este tempo, bata as natas com algumas gotas de sumo de limão até obter um chantilly bem firme, acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Reserve.
Demolhe as folhas de gelatina por 10 minutos. Retire a polpa aos maracujás e coloque num recipiente que possa ir ao microondas (ou faça este passo em banho-maria). Junte as folhas de gelatina espremidas à polpa de maracujá, envolva bem e leve ao microondas por 1 minuto, mexa bem para que esta se dissolva completamente. 
Junte este preparado ás natas em chantilly e envolva-os muito bem com uma espátula até obter um creme homogéneo. Prove e verifique se precisa de mais açúcar.
Coloque a mousse em taças individuais ou numa grande.  Leve ao frigorífico por 3-4 horas. Sirva fresco.


Aguardente de Medronho






O Medronheiro, árvore que produz o fruto medronho que depois de fermentado resulta numa aguardente, é uma espécie muito comum em toda a Península Ibérica. No entanto, é na região Algarvia que existe em abundância.  
O seu fruto, uma baga de forma esférica e cor vermelha quando madura, é colhida no Outono e dá origem à aguardente.




5 partes de fruta
1 parte de água
1 garrafão fechado

 
Comece por lavar o medronho e depois retirar-lhe o pé. Coloque-o num recipiente e com uma colher de pau desfaça-o completamente até obter uma polpa espessa. Junte a água e envolva bem. Num garrafão de vinho (daqueles fechados em que não entra luz) coloque a mistura de medronho e agite bem. Feche bem o garrafão com uma rolha de cortiça e depois fita cola em torno da mesma. E guarde o garrafão em lugar escuro durante 60 dias, em que deverá agitar muito bem o garrafão durante todos eles, uma vez ao dia. Deste modo obterá uma fermentação natural.  Ao fim deste tempo deve coar muito bem o líquido e voltar a colocar no garrafão (previamente lavado). Em seguida deve ser guardado durante sessenta dias e bem protegido do ar. 




Sumo de Melão-Andino










Melão-andino, melão-dos-Andes, melão-de-árvore ou pêra-melão são nomes comuns da espécie Solanum muricatum.
A planta é originária  da região dos Andes, na América do Sul, onde é cultivada há milhares de anos. Por sua vez, o fruto é semelhante a uma pequena papaia, com 10 a 15 cm de comprimento, de cor amarelo clara a dourado, com estrias de cor púrpura quando madura. Este tem sabor adocicado e aroma semelhante ao melão (daí o nome, apesar das plantas não serem aparentadas).




250g de melão-andino/pêra-melão (sem casca e sementes)
600ml de água fresca
1 colher de chá de sumo de limão
Açúcar a gosto
gelo q.b.



Lave, descasque e retire as sementes ao melão-andino/ pêra-melão. Coloque a fruta cortada em quatro no liquidificado ou no copo da varinha mágica, adicione a água, o sumo de limão e o açúcar. Triture tudo muito bem e sirva fresco com pedras de gelo.





Dedos de Dama








Os dedos de dama são primos dos suspiros e resultam da combinação de claras, baunilha e açúcar. 
Os dedos de dama são crocantes por fora e desfazem-se na boca, mas é o seu interior que mais os define, pois é cremoso como um marshmallow derretido.



3 claras
200 g de açúcar
1/2 colher de café de essência de baunilha


Numa tigela junte as claras com o açúcar e a baunilha, envolva com uma vara de arames. Sobre o lume coloque o tacho largo com água e quando esta ferver coloque o recipiente com as claras em "banho maria". E mantenha-o dentro de água mexendo sempre a mistura de claras e  até que esta se encontre morna. Nessa altura retire logo o recipiente do "banho maria" e bata com a batedeira eléctrica até ficar um creme bem firme (para ter certeza que está no ponto deve virar o recipiente ao contrário e se o creme nem se mover é porque está pronto).
Forre um tabuleiro com uma folha de alumínio e ligue o forno a 150ºC.
Coloque o creme dentro de um saco/seringa de pasteleiro com boquilha lisa e desenhe traços longos (+/- do comprimento do seu dedo) sobre o alumínio e deixando 2 cm entre cada um.
Leve ao forno pré-aquecido a 150º C durante 30 minutos, retire passado o tempo indicado e aguarde que arrefeçam antes servir.


Sugestão:
Derreta 150 g de chocolate e utilize para cobrir a ponta dos dedos de dama. Deixe a secar sobre uma folha de papel vegetal.
Pode, ainda, rechear os dedos de dada com doce de ovos.


Adaptado de: Receitas de Sucesso nº107



Salada de Tomate e Atum








1 lata de atum
3 tomates grandes
1 pedaço de cebola
azeite virgem-extra q.b.
vinagre de cidra q.b.
sal q.b.


Comece por lavar o tomate e corta-lo em meias rodelas. Escorra bem a lata de atum.
Num recipiente coloque o tomate, o atum e a cebola cortada em tirinhas.
Tempere com sal, azeite e vinagre e envolva muito bem para que os ingredientes fiquem bem distribuídos.


Aveludado de Legumes Outonais









250g de abóbora manteiga
2 cenouras
1 courgette média
2 batatas médias
1 cebola
1 dente de alho
azeite extra-virgem q.b.
croutôns q.b.
sal q.b.
água q.b.



Descasque todos os legumes e lave-os bem. Corte-os em bocadinhos e coloque-os numa panela, regue com um pouco de azeite e deixe refogar um pouco. Tempere com sal.
Cubra os legumes com água e deixe cozinhar. Quando os legumes estiverem tenros e cozinhados triture-os com a varinha mágica até obter um puré. Neste momento acerte a quantidade de água e o sal.
Sirva acompanhado de croutôns.


Chiffon de Maracujá












Chiffon é um bolo muito leve e fofo feito com óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha, fermento e aromas. Este bolo tão fofo, que se desfaz na boca, foi inventado em 1927 por Harry Baker, um vendedor de seguros da Califórnia que tornou-se confeiteiro. O senhor Baker manteve a receita secreta durante 20 anos até que acabou por vende-la para a General Mills. 
Nessa altura, o nome foi mudado para "bolo chiffon" e um conjunto de 14 variações da receita foram lançadas ao público num panfleto publicado em 1948 por Betty Crocker.





Bolo:
500ml* de açúcar
750ml** de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
250ml de óleo de amendoim
4 claras (de ovo grande)
4 gemas (de ovo grande) 
1 colher de sobremesa de fermento em pó
15 colheres de sopa (bem cheias) de polpa de maracujá com sementes

 
Calda de maracujá:
5 colheres de sopa de polpa de maracujá com sementes
200ml de água
4 colheres de sobremesa (cheias) de açúcar
1 colher de sobremesa de amido de milho



Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Comece por bater as claras em castelo firme. Reserve.
Num recipiente grande coloque as gemas, o açúcar e 250ml de sumo de maracujá com sementes (às 15 colheres de sopa (bem cheias) de polpa de maracujá junte água até fazer os 250ml). Bata bem estes ingredientes em velocidade elevada. Acrescente o óleo e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e vá juntando a farinha às colheradas e depois o fermento, batendo até obter uma massa homogénea.
Desligue a batedeira e acrescente, cuidadosamente, as claras em castelo, envolvendo-as muito bem ao preparado.
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de aro amovível (de 30 cm) com buraco no centro. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 1:10-1:30, aproximadamente, verifique a cozedura fazendo o teste do palito. Retire do forno, deixe arrefecer completamente e desenforme.


Calda de maracujá:
Leve ao lume (numa panela alta) a polpa de maracujá com sementes, a água, o açúcar e o amido de milho previamente dissolvido num pouco de água. Deixe ferver, em lume baixo, até formar uma calda ligeiramente espessa. Derrame a calda, ainda quente, sobre o bolo, deixe arrefecer e sirva.



Notas:
A receita rende um bolo bastante grande, se preferir faça apenas metade.
As medidas encontram-se em ml porque a receita é medida a partir de um copo de 250ml ou de um recipiente medidor de líquidos.
* 500 ml de açúcar, ou seja 2 copos de 250ml.
** 750 ml de farinha, ou seja 3 copos de 250ml.


Adaptado de: Anonymus Gourmet

 

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/