Tabefes de Odivelas








9 gemas
240 g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (usei marca espiga)
1 l de leite
1 pitada de sal fino
Canela em pó para polvilhar


Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e homogéneo (se usar a batedeira é mais fácil). Polvilhe com o amido de milho. Envolva e bata mais um pouco.
Aos poucos e sem parar de mexer, vá regando com o leite. Junte a pitada de sal e verta o preparado numa caçarola. Leve a lume brando, mexendo até espessar, mas tendo o cuidado de não deixar ferver (não pare de mexer e mantenha lume baixo ou pegará ao fundo).
Retire do calor e verta o creme nas taças de servir. Polvilhe com canela em pó e aguarde que arrefeça antes de servir (não leve ao frigorífico).



Adaptado de: Revista Cozinha Tradicional nº18


Bifes de Frango Recheados com Espinafres e Brie













2 bifes de frango (corte um peito de frango em bifes finos)
6-8 colheres de sopa de espinafre cozido (dependerá do tamanho dos bifes)
2 fatias grossas de queijo Brie
1 dentes de alho
sumo de limão q.b.
sal e pimenta q.b.
bicarbonato de sódio q.b.
50 ml de vinho branco
margarina q.b.
palitos de madeira q.b.


Corte o peito de frango em bifes fininhos (se a carne estiver parcialmente congelada é mais fácil de cortar). Tempere os bifes com sal, pimenta, alho picado e o sumo de limão. Deixe na marinada por, pelo menos, meia hora.
Coza os espinafres em água fervente com um pouco de sal e um pouquinho de bicarbonato de sódio, quando estes estiverem tenros estão prontos. Retire-os da água de cozedura, esprema-os bem e reserve.
Coloque os bifes numa frigideira com margarina quente e aloure-os de ambos os lados. Coloque os bifes sobre um prato, coloque sobre eles uma camada de espinafre e uma fatia de queijo Brie, enrole com cuidado e prenda com palitos de madeira.
Na gordura que ficou na frigideira adicione o vinho branco, deixe cozinhar um pouquinho em lume baixo. Coloque os bifes recheados num tabuleiro e verta o preparado de vinha branco e margarina sobre eles.
Leve-os ao forno quente, cobertos com alumínio por 10 minutos. Retire o alumínio, ajuste o forno para médio, e deixe assar só mais um pouco, regando frequentemente com o molho que se vai formando no tabuleiro. 

Cupcakes de Chocolate Duplamente Delicioso












Massa:
125g manteiga (amolecida em temperatura ambiente)
165g açúcar
2 ovos
190g farinha 
1 colher de chá fermento 
2 colheres de sopa de chocolate em pó
125ml de leite (em temperatura ambiente)
100g de chocolate (derretido)

 
Cobertura:
250g de chocolate
125ml de natas
70g de manteiga
amido de milho - opcional (para engrossar o creme)



Massa: 
Pre-aqueça o forno a 160ºC. Coloque a manteiga e açúcar num recipiente e bata bem com a batedeira em velocidade alta até ficar com uma mistura clara e macia. Acrescente os ovos aos poucos, e vá batendo. Peneire a farinha, o fermento e o chocolate em pó, bata até incorporar todos os ingredientes. Acrescente o leite e o chocolate derretido (leve ao microondas durante 30 segundos, mexa bem e leve novamente mais 30 segundos) e misture tudo com uma colher. 
Distribua a mistura entre as forminhas de cupcakes preenchendo apenas ¾ das forminhas (não coloque mais do que ¾ senão transbordará). Leve ao forno por 25-35 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, coloque numa grelha e deixe arrefecer. Por fim, coloque a cobertura nos cupcakes. 


Cobertura:
Coloque todos os ingredientes numa tigela pequena, esta deve estar sobre uma panela com água a ferver (a água não deve tocar no fundo da tigela). Mexa com uma vara de arames até que os ingredientes se dissolvam. Deixe arrefecer completamente para que engrosse. 
Uma vez fria, bata a mistura (com a batedeira) até que fique cremosa (se a mistura estiver muito líquida junte um pouco de amido de milho e misture bem. 
Espalhe sobre os cupcakes usando uma espátula ou saco/seringa de pasteleiro. 
Guarde os cupcakes num recipiente bem vedado ou hermeticamente fechado e durarão 4 a 5 dias, se os deixar descobertos o creme secará.


Fonte: Donna Hay



Tarteletes de Doce de Ovo











Massa (pasta frolla):
220 g de farinha
100 g de manteiga sem sal, gelada e picada
60 g de açúcar
Raspa de limão ou laranja q.b.
1 pitada de sal
1 ovo + 1 gema (ligeiramente batidos com um garfo)

1 ovo batido com ½ colher de sopa de água (para pincelar a massa)


Creme:
30 g de farinha
250 ml de leite
1 pedacinho de casca de limão
1 pau de canela
250 g de açúcar
125 ml de água
3 gemas



Massa (pasta frolla):
No liquidificador ou picadora coloque a farinha, a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e o sal. Ligue o aparelho e processe até obter uma mistura grossa e areada. Aos poucos, vá acrescentando a mistura de ovos,  processando, até que uma massa se forme. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada, amasse, delicadamente, até obter uma massa homogénea (se for necessário, e tendo em conta que o tamanho dos ovos pode influenciar a massa, junte mais 10-15 g de farinha, no entanto, a massa deverá ser bastante mole). Em seguida faça uma esfera com a massa, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorifico durante 2 horas (isto fará com que a maça endureça).


Creme: 
Num tacho, desfaça a farinha com um pouco de leite de modo a não criar grumos. À parte, ferva o leite restante com o pau de canela e o pedacinho da casca de limão. Deste este leite fervido, em fio e mexendo sempre, ao preparado de farinha. Mexa bem e dissolva toda a farinha. Leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau para não pegar. Assim que levantar fervura retire do lume. Reserve.
Misture o açúcar com a água e deixe ferver durante 3 minutos exactos. Após este tempo, retire do lume e misture ao preparado anterior, deixando-o cair em fio e mexendo bem. Com um passador coe bem a mistura e retire a casca de limão e o pau de canela. Deixe arrefecer completamente. Quando já estiver completamente frio (tem de estar mesmo frio), junte as gemas e mexa bem até obter um creme homogéneo. Reserve.


Montagem:
Pré-aqueça o forno a 180°C. 
Unte várias formas de tarteleres (ou uma tarteira de 26-28 cm) com margarina e polvilhe-as com farinha. Reserve.
Estenda a massa numa superfície enfarinhada até obter um rectângulo com 3mm de espessura (é muito importante que a massa seja finíssima para que esta fique crocante). Corte círculos de massa um pouco maiores que o diâmetro das formas. Coloque a massa nas formas, ajeitando-a e moldando-a com os dedos. Execute este processo até não lhe restar massa.
Coloque o recheio na massa, enchendo-a quase por completo.
Pincele a massa com o ovo batido com água. Leve ao forno pré-aquecido até dourar e ficar crocante, cerca de 30-40 minutos). Deixe arrefecer e sirva.

 


Cupcakes de Dupla Baunilha










O  cupcake é um pequeno bolo criado para servir apenas uma pessoa. Tal como um bolo grande, este é decorado com cremes e granulados. O nome “cupcake” surgiu por este caber numa xícara de chá, lugar onde este era, inicialmente, confeccionado.
A sua origem é desconhecida,  no entanto há registos de queques com cobertura desde o século XII.  O nome"cupcake" propriamente dito foi mencionado pela primeira vez em 1796 numa receita de "um bolo para ser cozido em copos pequenos". Esta receita foi escrita por Amelia Simms, uma americana. E é devido a isso que este bolinho é considerado uma criação americana.

 



Massa:
125g de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
125g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de leite

Cobertura:
3 claras
200 g de açúcar
1/2 colher de café de essência de baunilha



Massa:
Coloque todos os ingredientes numa taça e bata bem (com a batedeira) até obter uma massa fina e fofa. Forre um tabuleiro de queques ou formas individuais com forminhas de papel frisado e distribua a mistura pelas formas sem as encher até cima (cerca de 3/4 da forma é suficiente).
Leve a cozer em forno quente (200ºC) cerca de 15-25 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura). Retire do forno e deixe arrefecer.

Cobertura:
Numa tigela junte as claras com o açúcar e a baunilha, envolva com uma vara de arames. Sobre o lume coloque o tacho largo com água e quando esta ferver coloque o recipiente com as claras em "banho maria". E mantenha-o dentro de água mexendo sempre a mistura de claras para que o açúcar se dissolva completamente e até que esta se encontre morna. Nessa altura retire logo o recipiente do "banho maria" e bata com a batedeira eléctrica até ficar um creme bem firme (para ter certeza que está no ponto deve virar o recipiente ao contrário e se o creme nem se mover é porque está pronto). Forre cada cupcake com este creme usando uma espátula ou um saco/seringa de pasteleiro. 
Depois de colocar a cobertura nos cupcakes deve consumi-los, de preferência, no dia da confecção ou pode guarda-los no frigorifico e consumi-los dentro de 2 a 3 dias, isto porque a cobertura irá perder um pouco da cremosidade e ficará ligeiramente granulada com o passar do tempo (mas não estará estragada nem fará qualquer mal à saúde).


Nota: Rende cerca de 10-12 cupcakes pequenos.

Fonte da massa: Nigella Lawson

Bife em Molho Cremoso de Gambas e Presunto













2 bifes de vaca (do lombo ou da vazia com cerca de 150g cada) 
1 colher de sopa de manteiga/margarina 
6 gambas inteiras 
100 g de presunto (em cubinhos) 
1 dl de vinho do Porto 
200 ml de natas 
Sal e pimenta q.b. 


Espalme o bife e bata-o bem com um martelo de cozinha para quebrar os nervos da carne. Tempere com sal e pimenta e deixe tomar gosto por, pelo menos, meia hora. 
Descasque os camarões em cru. Corte o presunto em quadradinhos pequeninos. Misture as natas com o vinho do Porto. Reserve ambos.
Numa frigideira coloque a manteiga/margarina e leve-a ao lume a aquecer. Aloure os bifes dos dois lados. Quando estiverem alourados, retire-os para o lado, reservando-os num prato. Na gordura que ficou na frigideira (se for necessário junte mais um pouco de manteiga/margarina), coloque os camarões e tempere com sal. Deixe fritar até dourarem e junte-lhe os bifes. Adicione a mistura de natas e deixe apurar, calcando o bife para largar um pouco de suco, deixando-o bem ou mal passado, conforme desejar. Junte-lhe o presunto, mexa, deixe apenas fervilhar e sirva. 


Adaptado de: Chefe Silva


Salada de Parasol (Tortulho)














O cogumelo parasol (Macrolepiota procera) é um fungo comestível encontrado especialmente em determinadas regiões da Europa.  Quando brota da terra tem a forma de um ovo que dará lugar a um magnifico chapéu que pode atingir um diâmetro considerável de até cerca de 40 cm. A sua parte superior tem uma espécie de "mamilo" desenhado ao centro em cor castanha. Tem ainda uma espécie de escamas acastanhadas com uma textura esfarrapada. A parte inferior assemelha-se a um leque fechado de cor branca. Tem um pé alto e um anel que se solta do manto e fica livre, correndo ao longo do pé quando manuseado. A sua carne é branca e sedosa com aroma suave.
Em Portugal, não há qualquer perigo em colher este tipo de cogumelo pois é difícil de confundir com qualquer outro e também não há espécies venenosas que se pareçam a ele. Este, cresce em solos bem drenados, principalmente em eucaliptais, e é encontrado solitário ou em grupos.
O cogumelos parasol tem diferentes nomes por todo Portugal, tais como Púcara, Frade, Gasalho, Cogordo, Marifusa, Tortulho ou Róculo.






Cogumelos parasol q.b.
Alhos picados q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Sal q.b.
Piripiri ou pimenta branca (temperos opcionais)



Lave muito bem o cogumelo colocando-o sobre a torneira e certificando-se que retira todos os grãos de terra/areia que possam estar alojados na zona do "leque".
Corte o cogumelo em pedaços e grelhe-os numa chapa/frigideira ou usando um grelhador eléctrico. Tempere com sal e vire-os a meio da cozedura. Estará pronto quando adquirir uma cor castanha escura e parecer enrugado (lembrará um pedaço de carne cozinhada). 
Corte os pedaços de cogumelos em tirinhas e tempere com azeite, sal, vinagre e alho picado. Se preferir, adicione, ainda, um pouco de piripiri em pó ou pimenta branca.


Broas de Erva Doce e Limão










500 g  de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
250 g de açúcar
125 g de leite
2 ovos
1/2 colher de sopa de óleo 
1/2 colher de sobremesa de fermento em pó
1.5 colheres de sobremesa de canela 
1.5 colheres de sobremesa de erva doce
1/2 colher de sopa de essência de baunilha (em pó ou líquida)
1 pitada de sal
1 limão (raspa)
1 ovo batido misturado com 1 colher de sopa de leite (para pincelar)
Açúcar (para polvilhar)



Num recipiente largo coloque o açúcar, o leite, os ovos, o óleo, a canela, a erva-doce, a baunilha, raspa de limão e o sal, misturando tudo muito bem. Em seguida junte a farinha e amasse bem usando uma colher de pau (a massa será bastante pegajosa e elástica portanto será difícil de amassar com as mãos). Amasse desta forma até obter uma massa homogénea e com grande elasticidade. 
Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Forre 1 ou 2 tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal untado com margarina e polvilhados com farinha. Nos tabuleiros, e deixando algum espaço entre si, coloque porções de massa com o auxilio de duas colheres de sopa (faça como se fossem pastéis de bacalhau).
Pincele as broas com o ovo batido com 1 colher de sopa de leite e polvilhe com açúcar. Leve a forno pré-aquecido a 210ºC até que cozam e fiquem com uma cor dourada.


Adaptado de: Luísa Alexandra


Doce de Gila













1 abóbora chila
açúcar q.b. (metade do peso da abóbora cozida e escorrida)
2 paus de canela
água q.b.


 
Lave a abóbora e coloque-a num saco plástico. Atire-a ao chão até que se parta em pedaços (não utilize facas ou objectos metálicos para o cortar a abóbora, pois alterará o sabor do doce). Com as mãos, retire as sementes e os filamentos mais grossos e amarelos (tripas), pois estes darão mau gosto. Lave bem os pedaços de abóbora até deixar de largar espuma.
Coloque os pedaços de abóbora num tacho grande e cubra-a com água. Deixe cozer em lume médio-alto.  Quando, ao colocar uma colher entre a casca e o interior da abóbora, estes se separem é porque está pronto (cerca de 45m). Neste momento a abóbora já estará bem tenrinha.
Depois de cozida, retire-a da água e deixe arrefecer.  Reserve a água onde cozeu a abóbora. 
Com a ajuda de uma colher de pau (nunca metálica) ou com as mãos, retire a casca à abóbora (depois de cozida ela sai bem).  
Em seguida, coloque a abóbora em água fria e com as mãos desfie a abóbora, pressionando-a e apertando-a com os dedos até que os fios se soltem, pois o doce deve ser cheio de fios (parecerá fios de ovos longos).
Coloque a abóbora num escorredor e deixe escorrer durante 30 minutos (depois de escorrido, pese, e o peso do açúcar será metade do peso da abóbora - poderá colocar um pouco mais se preferir).  
Após isto, coloque os fios da abóbora num tacho largo, os paus de canela e o açúcar e cobre-se com água da cozedura que reservou. Mexa e leve a lume brando. Deixe ferver, mexendo ocasionalmente, até ficar com uma cor dourada ou caramelizada. prove e verifique se precisa de mais açúcar.  Estará pronto quando obtiver a cor indicada acima e já tiver absorvido toda a água. Quando pronto, deixe arrefecer, retire os pais de canela e guarde em frascos esterilizados.





Bombons de Marshmallow de Maracujá









200 g (aproximadamente) de chocolate para culinária (usei negro)
30 g de polpa de maracujá roxo, sem sementes (cercar de 4-5 maracujás)
30 g de água
3 g de gelatina neutra em pó
100 g de açúcar (dependerá da acidez do maracujá)
1 clara de ovo pequena
Formas de chocolate (uso cuvetes para gelo e funciona na perfeição)



Marshmallow de Maracujá:
Numa panela coloque as 30g de água, coloque a polpa de maracujá e leve ao lume, mexendo freneticamente com uma vara de arames para que as sementes se soltem da polpa. Coe o preparado, descarte as sementes e meça o líquido que obteve. Deverá ter 60 g de sumo de maracujá, e, para isso, deve ir acrescentando maracujá e eliminando as sementes usando o processo anterior. 
Quando obtiver 60g de sumo (30 de água + 30 de popa de maracujá sem sementes), leve-o ao lume até obter uma mistura homogénea. Acrescente o açúcar e a gelatina, mexa bem e deixe aquecer sem levantar fervura até formar uma calda.
Bata uma clara em castelo a acrescente a calda em fio. Continue batendo até engrossar e arrefecer um pouco. Leve ao frigorífico durante 15 minutos.


Bombom:

Entretanto corte o chocolate em pedaços pequenos e leve ao microondas a derreter, programe 30 segundos, retire e mexa, proceda esta operação até ficar derretido.
Preencha as formas com o chocolate, e bata sobre a bancada de modo que saia o ar todo. Vire o molde sobre o recipiente do chocolate para eliminar o chocolate em excesso, isto servirá para formar a casquinha do bombom. Leve ao frigorífico 10 minutos. Execute este processo mais uma vez.
Coloque o recheio no bombom, mas tendo atenção para preenche-lo até 3/4, não pode preencher na sua totalidade porque terá que preencher o restante com chocolate, para formar a base do bombom.
Coloque o restante chocolate, fechando o bombom. raspe o excesso de chocolate que ficou na forma e de modo a alisar a base do bombom. Leve ao frigorífico durante 30 minutos. Retire os bombons da forma com cuidado e sirva.


Adaptado de: Bimboca

Pizza de Atum, Camarão, Azeitonas e Manjericão











1 base de pizza familiar ou 2 pequenas (ver receita aqui ou aqui)
2 latas de atum (escorridas)
150-200g de queijo mozarella ralado
12 gambas com casca
molho de tomate italiano (ver receita aqui - fazer apenas metade da receita)
oregãos secos q.b. 
manjericão seco q.b.
sal e molho de piripiri q.b. 
folhas de manjericão frescas q.b.
azeitonas pretas q.b.


Comece por colocar as gambas em água a ferver temperada com sal, molho de piripiri e um pedaço de casca de cebola. Deixe cozinhar por 5 minutos. Descasque as gambas e reserve.
Coloque a base de massa para pizza num tabuleiro de ir ao forno (se preferir uma base fofa veja a receita aqui e para uma base estaladiça e fina veja aqui- deve seguir a receita à risca levando a massa ao forno antes de a usar). 
Sobre a massa já cozinhada  coloque bastante molho de tomate que deve preparar com alguma antecedência (ver receita aqui - fazer apenas metade da receita) .
Em seguida coloque o atum escorrido e desfeito (espalhe-o bem) e polvilhe com o queijo ralado. Decore com as gambas descascadas, azeitonas pretas e folhas de manjericão. Por fim, polvilhe com oregãos e manjericão secos e picados e leve a forno pré-aquecido a 250ºC até que o queijo esteja gratinado.



Gelatina de Ananás



 







Quando abre uma lata de ananás não sabe o que fazer à calda? 
Aqui está uma forma deliciosa de aproveitar a calda e obter uma sobremesa fresca e saudável. 
Depois de provar uma gelatina caseira nunca mais vai querer as instantâneas.




350ml de calda de ananás (de lata)
1 rodela (grande) de ananás (de lata)
1 colher de chá de sumo de limão
2 colheres de chá (rasas) de açúcar
4 folhas (das pequenas)  de gelatina incolor (ou o equivalente em gelatina neutra em pó)



No liquidificador/copo da varinha mágica coloque a cal de ananás, o açúcar, o sumo de limão e a rodela de ananás. Triture tudo até obter um sumo sem pedaços.
Coloque as folhas de gelatina dentro do sumo de ananás, deixe repousar por 10 minutos.
Coloque metade do sumo (sem as folhas de gelatina)  num tacho e leve ao lume até aquecer um pouco. Em seguida, junte a gelatina com o restante sumo, apague o lume e mexa com uma vara de arames para dissolver. Verta para uma forma e leve ao frigorifico durante, pelo menos, 6 horas, ou de um dia para o outro. Desenforme e sirva fresca.




Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/