Rolinhos de Bacalhau













2 postas finas de bacalhau demolhado
1 ovo grande
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta branca q.b.
Farinha q.b.
Óleo para fritar



Comece por cortar o bacalhau em tiras com 2 cm de largura, aproximadamente. Reserve.
Bata bem o ovo, tempere-os com sal e pimenta branca. Junte a salsa picada ao ovo e envolva.
Passe as tiras de bacalhau por farinha, cobrindo-os por completo e, de seguida, mergulhe-as na mistura de ovo.  Depois de de executar este processo até não lhe restar mais bacalhau, leve os rolinhos a fritar em óleo quente. Quando dourarem de um lado, vire-os e frite do outro. Retire-os do óleo e deixe-os a escorrer sobre papel absorvente. Sirva quente ou frio.



Natinhas do Menino Jesus













1 L de leite
1 laranja (casca e sumo)
180 g de açúcar
60 g de amido de milho (usei marca espiga)
2 ovos
2 gemas
Canela em pó 
Cerejas cristalizadas (para decorar-opcional)


Lave a laranja e, com uma faca ou descascador, retire apenas o vidrado  da casca.
Num tacho leve o leite ao lume e acrescente o vidrado da casca de laranja. Deixe ferver alguns segundos. retire do lume e deixe descansar 5 minutos, passado este tempo coe o leite com um passador de rede. 
Num outro tacho, misture o açúcar com o amido. Junte o leite, o sumo da laranja coado e os ovos batidos com as gemas. Cozinhe em lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames, até espessar. 
Distribua por pequenas taças, deixe arrefecer e polvilhe com canela em pó e decoro com uma cereja cristalizada colocada ao centro.


Adaptado de: Biblioteca Activa - Doces






Salada de Camarão com Abacate












Para 4 pessoas:

1 alface
10 delícias do mar
16 camarões grandes (com casca)

200g de camarão descascado (cru)
1 abacate
1 limão pequeno (sumo)
250 g de milho doce cozido
1 iogurte natural magro
1 c. (chá) de mostarda
Sal e pimenta q.b.

Molho de piripiri q.b.
Cascas de cebola (opcional)




Comece por cozer o camarão com casca junto com o descascado em água fervente temperada de sal, molho de piripiri e cascas de cebola (estas últimas darão a cor alaranrajada ao camarão). Após 5 minutos o camarão estará cozido. Descasque e reserve.
Forre uma taça (precisará de 4) com as folhas de alface lavadas e secas. Reserve. Forre as 3 restantes.
Corte as delícias do mar aos pedaços pequenos e junte-as aos camarões. Reserve.
Descasque o abacate, corte-o ao meio e retire-lhe o caroço. Corte a polpa às fatias e regue-as com o sumo do limão. Misture com as delícias do mar, os camarões e o milho.
Transfira e distribua pelas 4 taças e reserve. Bata o iogurte com a mostarda e tempere com sal e pimenta. Verta o molho sobre os ingredientes e sirva.



Adaptado de: Receitas de Sucesso nº117


Torta de Noz com Doce de Ovos














Massa:
8 ovos
180 g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
160 g de miolo de noz moído
Metades de noz q.b.


Doce de ovos:
300 g de açúcar
300 ml de água
12 gemas
2 pedaços de casca de limão 



Massa:
Bata as claras em castelo firme. reserve.
Com a batedeira, bata bem as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Nessa altura, junte o fermento em pó e o miolo de noz moído. Por fim, envolva as claras em castelo. Misture bem com uma vara de arames.
Unte com margarina e forre com papel vegetal um tabuleiro com 30 por 30 cm. Unte-o também com mais um pouco de margarina e verta dentro a massa. Leve a cozer a 190ºC, durante cerca de 30-40 minutos.
Coloque uma folha de papel sobre uma superfície plana e polvilhe-a abundantemente com açúcar. Disponha em cima a massa e passe cuidadosamente por cima um rolo da massa.  Recheie com  metade (ou 2/3) do doce de ovos. Enrole cuidadosamente com a ajuda do papel e deixe arrefecer. Cubra com o restante doce de ovos e decore com metades de noz.


Doce de ovos:
Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão, mexa até que o açúcar se dissolva e deixe fazer uma calda. Após isto, deixe arrefecer um pouco. À parte bata as gemas com um garfo e adicione-as à calda, a pouco e pouco e envolvendo sempre com uma vara de arames. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco.


Torta adaptada de: Revista Click in Gourmet
Fonte do doce de ovos: Saborintenso (Catarina)


Muffins de Banana e Canela















270 g de farinha
2 colheres de café de fermento em pó
170 g de açúcar
2 ovos
250 ml de natas azedas/ácidas *
1 colher de café de raspa da casca de limão
80 ml de óleo
1 colher de café de canela em pó
240 g de bananas cortadas em pedaços pequenos



Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num recipiente coloque a farinha, o fermento e o açúcar. Misture-os bem. Reserve.
Noutro recipiente, coloque as natas azedas, os ovos, a raspa de limão e o óleo. Envolva muito bem até ficarem bem homogeneizados.
Adicione os ingredientes líquidos aos sólidos e misture-os cuidadosamente, deve somente mistura-los (a massa dos muffins nao deve ser muito trabalhada, senão estão não ficam macios). Neste momento a massa deve encontrar-se um pouco enxuta e com alguns grumos (este é o segredo para se obter muffins macios e extremamente fofinhos).
Distribua a mistura entre as forminhas de cupcakes (untadas e polvilhadas) preenchendo apenas ¾ das forminhas (não coloque mais do que ¾ senão transbordará).
Leve ao forno durante 20-30 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura). Retire do forno e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar.


* Natas azedas/ácidas:
Basta misturar 250ml de natas com 125g de iogurte natural e juntar 1 colher de sopa de sumo de limão. Mexa bem e aguarde que se forme uma mistura cremosa e espessa (cerca de meia hora). Passado esse tempo, deve usar o preparado ou guarda-lo no frigorífico, de preferência num recipiente hermetico, e usa-lo no máximo de 3 dias.


Adaptado de: Donna Hay


Boston Cream Pie












Boston Cream Pie é um bolo redondo que é dividido em duas partes, recheado com creme de baunilha e coberto com ganache de chocolate. Embora seja chamado de tarte de creme de Boston, é, na verdade, um bolo e não uma tarte. 
Este, foi criado pelo chef francês M. Sanzian no Boston Parker House Hotel. 
O Boston Cream Pie é a sobremesa oficial de Massachusetts, como foi declarado em 1996.





Creme de Pasteleiro:
935 ml de leite (gordo ou meio-gordo)
225g de açúcar
50 g de amido de milho
6 gemas
2 colheres de manteiga sem sal (se usar manteiga com sal não adicione mais deste)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de essência de baunilha



Massa: 
6 colheres de sopa de manteiga sem sal 
125 ml de leite 
240 g de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
3 ovos
215 g de açúcar 

Ganache: 
140 g de chocolate meio amargo (picado) 
100 ml de natas




Creme de Pasteleiro:
Prepare o creme com antecedência.
Numa panela média misture o açúcar, o sal e o amido. Adicione o leite aos poucos, batendo com uma vara de arames para não formar grumos. Adicione as gemas e misture bem. Leve a panela a lume médio, mexendo sem parar, até que comece a ferver. Continue por mais 1 minuto, e apague o lume. 
Passe a mistura por uma peneira caso haja grumos do amido de milho no creme. Adicione a manteiga e a essência de baunilha e misture até incorporar. Coloque num recipiente em plástico, cubra-o com película aderente e leve ao frigorifico por 2 horas (ou menos tempo, caso ele já esteja no ponto), para que este engrosse.


Massa:
Unte com margariona e polvilhe com farinha uma forma com aro amovível de 24cm de diâmetro. Reserve. 
Pré-aqueça o forno a 160ºC. 
Num recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Numa panelinha leve o leite e a manteiga a lume bem baixinho, para aquecer lentamente.
Na batedeira bata o açúcar com os ovos em velocidade máxima até formar um creme claro e fofo (cerca de 5-8 minutos). Adicione a mistura de farinha e misture com uma espátula, com cuidado para não perder a textura fofa. Assim que a mistura de leite e manteiga começar a ferver, adicione-a à massa, e incorpore com delicadeza até obter uma mistura homogénea.
Deite a massa na forma e leve ao forno por 35-50 minutos 8faça o teste do palito no centro do bolo para verificar o cozimento).
Retire do forno, deixe arrefecer completamente antes de desenformar.


Ganache: 
Aqueça as natas, sem deixar ferver. Derrame-as sobre o chocolate picado, deixe descansar por 2 minutos e misture bem, até homogeneizar. Deixe arrefecer até adquirir uma consistência espessa.


Montagem:
Corte o bolo ao meio, com uma faca de serrilha. Coloque uma das partes no prato de servir (com o lado do corte virado para cima) e cubra com todo o creme de pasteleiro. Coloque a outra metade do bolo (com o lado do corte virado para baixo).
Por fim, cubra com a ganache de chocolate, distribuindo-a apenas pela superfície do bolo com o auxilio de uma espátula ou das costas de uma colher.



Adaptado de: Martha Stewart


Florentinas (de Natal)









Florentinas são bolachinhas originárias da Toscana (Itália), mais propriamente da cidade de Florença. Elas são finíssimas, crocantes e contêm frutos secos e cristalizados como ingredientes principais. 
Na Itália, elas são um clássico de Natal, mas já são vendidas em todo o mundo durante esta época festiva.


 

75 ml de natas
50 g de amêndoa em lascas
60 g de amêndoas moídas
25 g de manteiga
70 g de cereja cristalizada (ou 35g de cerejas e 35g de laranja, ambas cristalizadas e em pedacinhos)
90 g de açúcar branco
60 g de farinha
1 pitada de bicarbonato de sódio


Num tacho junte as natas, o açúcar e a manteiga. Misture bem e leve a lume brando até ferver.
Retire o tacho do lume e  adicione a farinha com a amêndoa moída, misture bem (para moer a amêndoa mais facilmente basta coloca-las na picadora juntamente com a farinha). Adicione as frutas cristalizadas em pedacinhos e um pouco de bicarbonato de sódio, envolva com cuidado até obter uma massa homogénea.
Unte 2 tabuleiros com margarina e polviçhe-os com farinha. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Com a ajuda de 2 colheres de chá (use a técnica de fazer pastéis de bacalhau) distribua pequenas porções da massa sobre os tabuleiros e deixando espaço entre elas. Achate-as com uma espátula, pressionando-as com força e de modo obter um círculo fininho. Leve ao forno pré-aquecido durante 8 minutos ou até que as bordas estejam douradas. Retire do forno e desenforme apenas depois de quase frias, pois as bolachas enrigecem enquanto arrefecem. Em seguida, transfira-as para uma grade e deixe que arrefeçam completamente. 
Guarde-as num recipiente hermeticamente fechado.

 

Notas: 
Rende cerca de 25-30 bolachas.
Depois de prontas pode cobrir o lado inferior de cada bolacha com chocolate negro. Para isso, deve derreter o chocolate e pincela-lo na parte inferior das bolachas e, com um garfo ou palito, desenhe ondas sobre o chocolate. 
Depois de secos, mantenha-as num recipiente hermeticamente fechado.



Pão de Alho Alentejano








Fatias finas de pão Alentejano (ou semelhante)
Dentes de alho q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada q.b. (opcional)



Comece por cortar as fatias de pão finas. Regue-as com um fio de azeite, distribuindo-o bem por toda a superfície do pão. Leve ao forno até torrar. Em seguida, pegue num dente de alho e raspe-o (esfregue-o) bem na superfície do pão que contem azeite e leve novamente ao forno por apenas alguns minutos. Sirva de imediato com, ou sem, salsa picada.


Parasol Gratinado












Cogumelos Parasol (Tortulhos) q.b.
Bacon q.b.
Queijo Mozzarella ralado q.b.
Oregãos q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Azeitonas pretas em pedacinhos (opcional)



Lave muito bem os cogumelos e retire-lhes o pé. Coloque-os virados para baixo sobre um recepiente que possa ir ao forno. Tempere com sal e regue com azeite. Deixe tomar sabor por 15-30 minutos.
Após este tempo, corte o bacon em cubinhos e a azeitona em pedacinhos. Reserve.
Sobre o cogumelo temperado coloque alguns pedacinhos de bacon e azeitona. Polvilhe com queijo mozzarella ralado (como tinha apenas em fatias cortei em tiras) e polvilhe com oregãos. Leve ao forno a 180ºC durante 15-20 minutos, ou até o cogumelo estar cozinhado e o queijo gratinado.



Salada de Melão-Andino e Morango













1 melão-andino médio
8 morangos
açúcar a gosto


Lave o melão-andino, descasque, retire as sementes e corte em cubinhos. Laves os morangos e corte-os em pedacinhos.
Coloque ambas as frutas numa taça de servir, adicione açúcar a gosto e envolva bem. Aguarde que o açúcar se dissolva (dentro ou fora do frigorífico) e sirva.


Bolo Rei















Este é um dos melhores bolos rei que já provei. A massa é fofinha e saborosa como a de um brioche e o recheio está muito bem seleccionado, pois há uma maior presença de frutos secos do que de frutas.




Massa:
400 g de farinha
80 g de manteiga
80 g de açúcar
Raspa de laranja e limão
1 pitada de sal fino
2 ovos
20 g de fermento de padeiro
1 dl de leite morno
1 dl de Vinho do Porto
50 g de passas
70 g de noz
70 g de amêndoa
70 g de pinhão
120 g de fruta cristalizada picada

Decoração:
1 ovo para pincelar
Amêndoa filada e pinhões para polvilhar
Frutas cristalizadas em pedaços grandes q.b.
Geleia de fruta para dar brilho (ver receita aqui)




Massa:
Amasse bem todos os ingredientes, à excepção da fruta, até que a massa comece a despegar-se das mãos. Deixe descansar por 20 minutos. Passado esse tempo, envolva a fruta, amasse mais um pouco e deixe repousar por mais 20 minutos, em local quente.

Molde:
Eu usei uma forma com buraco ao centro (de aro amovível) para cozer o bolo, deste modo é muito fácil de moldar e o bolo ficou perfeito, mas pode optar pelo modo tradicional e, com as mãos, moldar uma roda e dispo-la num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Como já tinha referido, a massa é muito mole e eu coloquei-a numa forma com furo no meio (com aro amovível) previamente untada com margarina e polvilhada com farinha.  Moldei a parte superior da massa tentando arredonda-la.  Deixe levedar em locar quente até atingir quase o dobro (cerca de 1:30).

Cozedura:
Nessa altura, pincele com o ovo batido, polvilhe com amêndoa e pinhões e coloque frutas cristalizadas em cima. Polvilhe com açúcar e leve a cozer a 200º C. Como usei a forma, a meio da cozedura retirei o aro da forma e pincelei a lateral do bolo com ovo batido e levei novamente ao forno até estar cozinhado (tempo total de cozedura: 35-50m).  
Quando estiver pronto, retire do forno, deixe arrefecer e pincele com geleia.



Adaptado de: Revista Click In Gourmet

Smoothie de Morango









1 iogurte de aroma de morango
150 ml de leite
5 morangos
1 colher de sopa de açúcar


Lave os morangos e retire-lhes os pés.
No liquidificador/copo da varinha mágica coloque todos os ingredientes e desfaça tudo até obter uma mistura homogénea e sem pedaços de morango. Rectifique o açúcar e sirva fresco.



Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/