Lasanha de Vaca e Mozarela













620 g de carne de vaca picada
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
6 tomates maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 dl de caldo de carne
200-250 g de folhas de lasanha
200 g de queijo mozarela ralado
Sal, pimenta branca q.b.
Orégãos secos q.b.


Molho Béchamel:
100 g de margarina
100 g de farinha
1 L de leite
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.


Descasque os tomates, elimine as sementes e reduza-o a puré.
Refogue a cebola e os alhos picados no azeite,junte o puré de tomate ao refogado, bem como a carne picada. Adicione a polpa de tomate e regue com o caldo de carne quente. Tempere com sal, pimenta e orégãos e deixe cozinhar durante 5 minutos. Em seguida passe a mistura pela varinha mágica (é importante este passo ou de contrário será difícil de colocar a carne em camadas finas). Entretanto prepare o molho béchamel (não use de compra pois este deve ficar bem espesso e cremoso). Neste momento deve cozer as folhas de lasanha em água abundante temperada de sal (eu uso a massa pronta a ir ao forno, não sendo preciso cozinha-la).
Só deve montar a lasanha quando todos os ingredientes estiverem frios, ou correrá o risco da massa ficar semicozida e da lasanha ficar rija depois de cozida.
Num recipiente rectangular/quadrado que possa ir ao forno, coloque um pouco de béchamel e comece a montar a lasanha, alternando as folhas de lasanha com o preparado de carne, o queijo ralado e o molho béchamel. Termine com o molho bechamel e polvilhe com o restante queijo. 
Leve ao forno durante cerca de 35 a 50 minutos (o tempo irá depender do uso de massa pré-cozinhada ou cozida no momento), à temperatura de 200º C.


Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. 
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar até ficar grossinho. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.


Adaptado de : Cozinha de Sucesso


Stollen/Christstollen (Bolo de Natal Alemão)













O Stollen é um bolo tradicional da Alemanha, geralmente consumido durante a época do Natal, quando chamado Weihnachtsstollen ou Christstollen. 
O Stollen de Natal foi cozido pela primeira vez no RoyalCourt Saxon (no centro da Alemanha, ao norte da Baviera e sul de Brandenburg) em 1427. E desde aí foi ligeiramente modificado e melhorado até chegar ao Stollen que hoje conhecemos.
O bolo é normalmente feito com frutas cristalizadas picadas e/ou frutas secas, alguns frutos secos e especiarias. A massa interior é aromática, pouco doce, fofa e leve, enquanto que a exterior é estaladiça e coberta por açúcar em pó. 
Todos os anos, desde 1474, na cidade de alemã Dresden há o Stollenfest, onde são feitos os Christstollens (Stollen de Natal).





25 g de açúcar 
100 g de passas (uma mistura de corintos dourados, corintos escuros e sultanas escuras) 
50 g de laranja cristalizada
30 g de amêndoa laminada
30 g de noz em pedaçinhos
100 g de manteiga
250 g de farinha
25 g de fermento de padeiro
4 colheres de chá de rum
1 ovo pequeno
1 dl de leite
1 pitada de sal
50 g de farinha
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspa de 1/4 da casca de 1 limão
Açúcar impalpável (para polvilhar - ver receita aqui)
2 colheres de sopa de manteiga derretida q.b (para pincelar)
2 colheres de café de açúcar baunilhado (para pincelar)




Amorne o leite e nele dissolva o fermento, para isso deve aguardar cerca de 5 minutos e depois mexer. 
Num recipiente largo coloque a farinha (250g) e nela misture o fermento dissolvido. Amasse (pode usar uma colher de pau para isto), tape o recipiente com um pano e deixe a massa descansar por 30 minutos num local sem correntes de ar (eu coloco o recipiente tapado dentro do microondas fechado e desligado). 
Entretanto, bata o ovo com o açúcar, junte o sal, a raspa de limão e a essência de baunilha. Junte estes ingredientes à massa que esteve a levedar e amasse vigorosamente até obter uma massa mole e lisa. Tape-a com um pano e deixe repousar por 15 minutos num local sem correntes de ar.
À parte misture a manteiga com a farinha (50g) até obter uma massa mole. Junte-a à massa anterior, amasse muito bem, tape e deixe repousar mais 15 minutos.
Após este tempo, coloque as passas e a laranja num recipiente pequeno regue-as com rum e incorpore de imediato na massa que esteve a levedar. Junte também as amêndoas e as nozes, mexa vigorosamente, distribuindo bem as frutas e os frutos secos. Amasse bem e, se for necessário, acrescente mais farinha até que a massa não grude nas mãos e obtenha elasticidade. Faça uma bola com a massa, cubra com um pano e deixe levedar por mais 15 minutos.
Sobre uma superfície enfarinhada coloque a massa, com ela faça a forma de um cacete/baguete com 25cm de comprimento. Coloque o rolo ao centro de massa no sentido do comprimento e pressione de forma a fazer uma cavidade ao centro e de modo a que os dois lados pareçam uma espécie de montes. Com as mãos tente deixar um "monte" mais alto e mais volumoso que o outro. Ainda com as mãos, dobre para dentro os lados mais baixos (os 2 lados mais pequenos). Erga a parte mais alta (a que tem o "monte" maior) e dobre-a de encontro ao outro lado (outro "monte") encostando-as, mas sem ficar sobre ela. No fim deverá parecer um pão comprido com um "monte" mais alto ao centro com um monte muito pequenino e quase inexistente de um dos lados e do outro lado deve apresentar um monte grande mas mais baixo,este é o aspecto característico do Stollen de Dresden.
Forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha, coloque nele o bolo e tape-o com um pano. Leve a levedar uma última vez num local sem correntes de ar e durante 1 hora (eu coloco o recipiente tapado dentro do microondas fechado e desligado).
Pré-aqueça o forno a 200ºC e leve o bolo a cozer durante 60 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito para verificar a cozedura do bolo). Depois de pronto, retire-o do forno, pincele-o com uma mistura de manteiga derretida com açúcar baunilhado. Deixe secar durante uns minutos e polvilhe com açúcar impalpável.

Bolo Rei Escangalhado














Natural de Braga, o Bolo Rei Escangalhado é um primo distante do Bolo Rei e do Bolo Rainha, sendo mais parecido com este último. 
Este moderno bolo de Natal faz as delícias de muitos uma vez que tem um ar muito mais arrojado e reúne uma panóplia de ingredientes que lhe conferem um sabor muito mais sofisticado e saboroso. 
Ele é confecionado com uma fofa massa brioche e recheado (como se fosse uma torta) com creme de pasteleiro e frutos secos. Por fim, é coberto com doce de gila e salpicado com frutos secos.



Massa mãe:
125 g de farinha de trigo
38 g de levedura fresca (fermento de padeiro)
1 dl de leite

Massa:
500 g de farinha
75 g de açúcar
75 g de manteiga
5 g de sal
3 ovos pequenos
1/2 cálice de rum
Raspa de 1/4 laranja
1/2 colher de sobremesa de essência de baunilha
Leite q.b. (para obter o ponto da massa)

Creme de Pasteleiro:
1/2 L de leite
160 g de açúcar
15 g de açúcar baunilhado
40 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
4 gemas de ovo
1 pedacinho de casca de limão

Recheio:
50 g de nozes picadas
50 g amêndoas laminadas
30 g pinhões
30 g de passas

Cobertura:
Doce de gila q.b.
Nozes q.b.
Amêndoas q.b.
Pinhões q.b.
Passas q.b.
Açúcar em pó q.b.



Massa mãe:
Num recipiente pequeno, coloque a farinha e o fermento dissolvido em 1dl de leite morno. mexa bem e amasse. Tape o recipiente e deixe levedar por 30 minutos (eu coloco o recipiente tapado dentro do microondas fechado e desligado).

Creme de Pasteleiro:
Enquanto a massa mãe leveda, faça o creme de pasteleiro. 
Leve o leite ao lume com a casca do limão, o açúcar baunilhado e o sal. Deixe ferver.
À parte bata as gemas com o restante açúcar até fazer creme e junte-lhe a farinha.
Retire a casca do limão ao leite, e junte, aos poucos, ao preparado anterior até as gemas estarem completamente dissolvidas.
Leve de novo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Quando começar a engrossar mexa vigorosamente com um vara de arames para ficar homogéneo e retira-se imediatamente do lume, continuando a mexer por mais uns minutos. Reserve e deixe arrefecer. 

Massa: 
Usando a batedeira, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme. Adicione os ovos, depois a farinha, o sal, a raspa da laranja e a baunilha. Bata só para envolver bem. Retire a massa da batedeira e, com as mãos, amasse tudo muito bem e junte a este preparado a massa mãe. Amasse tudo muito bem e junte leite (se necessário) para obter uma massa que dê para esticar com o rolo (ela deve ser muito elástica e não deve grudar ás mãos). Faça uma bola com a massa coloque-a dentro de um recipiente tapado com um pano e deixe levedar por 30 minutos (eu coloco o recipiente tapado dentro do microondas fechado e desligado). 
Após este tempo, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e estique-a muito bem de modo a obter um rectângulo com poucos milímetros de grossura (estique a massa o máximo que conseguir). Barre a massa com o creme de pasteleiro, tendo o cuidado de deixar uma margem sem creme em torno do rectângulo. Sobre o creme salpique a mistura de passas, pinhões, amêndoas e nozes de modo a ficarem igualmente distribuídos.
Enrole como uma torta com recheio, apertando bem para manter o recheio. 
Coloque a massa sobre uma forma grande (redonda) forrada com papel vegetal untado com margarina e polvilhado dom farinha. Dentro da forma, forme uma espécie de anel com a massa e encaixe as duas pontas, colocando uma dentro da outra. Em seguida, e com um pouco de água nos dedos, tente unir a massa, deste modo o recheio não sairá e obterá uma "coroa" perfeita. Após isto, dê golpes na massa superfície da massa com 5 cm de distância, mas tendo o cuidado de não separar o bolo em fatias.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Por fim, cubra o bolo com doce de gila e polvilhe com passas, pinhões, amêndoas e nozes. Leve ao forno a 200ºC por 45-60 minutos. 
Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó. Deixe arrefecer. 


Adaptado de: Sabores da Alma

Canja de Moelas











250g de moelas de frango em pedaços
100g de frango 
1,5 L de água
Massinhas q.b.
1 cubo de caldo de galinha
Sal q.b.



Coloque 1,5 L de água ao lume, quando ferver junte as moelas em pedacinhos, o pedaço de frango e tempere de sal, deixe cozer. Retire o pedaço de frango e desfie.
Leve novamente o caldo ao lume, junte a massinha, o cubo de caldo de galinha e o peito de frango desfiado. Assim que a massa estiver cozida rectifique o sal. Sirva quente com um raminho de hortelã.



Requeijão Cremoso (e um Desafio)












1 litro de leite (de preferência gordo)
2 colheres de sopa de leite em pó (cheias)
4 colheres de sopa de sumo de limão
2-3 colheres de café de sal
1 passador de rede (grande)
1 pano de algodão
1 caixinha com furos (uso a caixa de um requeijão de compra)
1 pedaço de gaze





Coloque o leite numa panela, junte-lhe o leite em pó e mexa para que se dissolva. Em lume alto, deixe o leite ferver, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo. Quando ferver, reduza o lume e junte o sumo de limão e o sal. Mexa suavemente em volta dos lados da panela até todo o leite se separar em soro e coalhada. O líquido (soro) deverá ser claro, quase transparente mas com um tom amarelo-claro. Se ele assim não for, deixe ferver mais um pouco e/ou adicione mais sumo de limão (pouco).

Sobre um recipiente alto (tigela de plástico) coloque um coador de rede e sobre este acomode um pano de algodão (usei uma fralda de bebé que não foi usada). Verta a coalhada sobre o pano e aguarde que o soro escorra. Com uma colher, coloque a coalhada na caixinha com furos (abaixo desta deve estar um pano para absorver o restante soro). Deixe o queijo assim durante 15 minutos. Em seguida retire o queijo da caixinha e enrole-o em gaze (deste modo ele conservar-se-à muito mais tempo). Coloque no frigorífico durante 2-3 horas e pode servir.


Nota: O requeijão tem cerca de 2 dias de validade mas se o mantiver envolto na gaze durará mais tempo.




Desafio...


Fui convidada pela querida Josy do blog Cozinhando com Josy para um desafio e logo aceitei com muito prazer e carinho.
O desafio trata-se de responder a 10 perguntas e 7 Fatos Aleatórios Sobre mim. 


1 - Nome da minha música favorita.

"As Quatro Estações" de Vivaldi (mas gosto também de musica instrumental moderna, musica indiana, árabe e pop/rock)

2 - Nome da minha sobremesa preferida

Pavlova de Maracujá

3 - O que me tira do sério

Maldade humana

4 - Quando estou chateada

Fico muito chata...

5 - Qual é o animal de estimação preferido?

Gatos...gatos...gatos e mais gatos...

6 - Preto ou Branco

Branco

7 - Maior Medo

Perder as pessoas que amo

8 - Atitude Quotidiana

Distrair-me com qualquer coisa

9 - O que é perfeito

O sorriso da pessoa que mais amamos

10 - Culpa

Não ser aquilo que os outros esperam de mim



7 factos aleatórios sobre mim: 

1 - Adoro fazer bolos, doces, bolinhos...
2 - Adoro escrever (um dia falarei do livro que estou a escrever)
3 - Adoro fazer as pessoas rir
4 - Sou muito stressada, principalmente quando algo não corre como eu esperava
5- Gosto imenso de falar...
6 - Preocupo-me demais...com tudo e com todos
7 - Adoro gatos (tenho quatro)... e emociono-me com o carinho que eles me demonstram







Cupcakes de Morango










Massa:
125g manteiga (em temperature ambiente)
165g açúcar
1 colher chá de extrato/essência de baunilha
2 ovos
200g farinha
1 ¼ colher chá fermento
125ml de leite
80g de morangos (em puré)
Morangos para decorar q.b.

Cobertura:
100g açúcar em pó
100g manteiga (amolecida em temperatura ambiente)
1 colher de chá de essência de morango
Corante alimentar rosa/vermelho q.b. (opcional, pois a essência de morango já dá cor)




Massa:
Pré-aqueça o forno a180ºC. 
Prepare as formas de muffin, colocando dentro delas papel frisado e reserve. 
Bata o açúcar com a manteiga com a batedeira em velocidade elevada até obter um creme fofo e claro (cerca de 6-10 m). Acrescente os ovos, um por um, batendo bem após cada adição. 
Em seguida, acrescente a farinha, o fermento e o leite, batendo para misturar bem mas sem exagerar para não ficar com uma massa pesada. 
Por fim, acrescente a polpa de morango e misture bem com uma colher de pau. Divida a massa igualmente pelas forminhas de muffin (lembre-se de encher somente 2/3 da forma) e leve ao forno por 18-25  minutos (isto dependerá do tamanho da forma que usar, portanto o melhor será fazer o teste do palito para se certificar da cozedura do bolinho). Deixe arrefecer um pouco na forma e depois transfira para uma grelha.


Cobertura:
Coloque a manteiga, o açúcar e a essência de morango na batedeira e bata bem, acrescente gotinhas do corante até que atinja a cor desejada.
Espalhe a cobertura por cima dos cupcakes usando uma espátula mergulhada em água quente (ajuda a espalhar a cobertura melhor). Decore como preferir.



Nota: Rende cerca de 12 muffins pequenos.
Adaptado de: Donna Hay



Creme de Cogumelos com Gambas











50g de manteiga
1 alho francês (apenas a parte branca cortada em rodelas)
250g de cogumelos frescos cortado em quartos
50g de farinha de arroz 
1 litro de caldo de galinha (2 cubos de caldo de galinha dissolvidos num litro de água a ferver)
100g de cogumelos frescos laminados
100g de gambas inteiras
2 gemas de ovo
80 ml de natas
Sal q.b.
Pimenta branca q.b.
Molho de piripiri q.b.
Cascas de cebola (para dar cor ás gambas)



Comece por cozer as gambas em água fervente temperada de sal, cascas de cebola e um pouco de molho de piripiri. descasque as gambas e reserve.
Numa panela, leve ao lume a manteiga, o alho francês e deixe refogar ligeiramente.
Junte os cogumelos cortados em quartos, tempere com sal e pimenta. Deixe estufar 5 minutos.
Entretanto, dissolva a farinha em um pouco de caldo. 
Depois dos cogumelos estufados, junte a farinha dissolvida no caldo e o restante caldo. Deixe cozinhar 5 minutos. Passado os 5 minutos, passe a sopa com a varinha mágica. Junte os cogumelos laminados e deixe cozinhar 3 minutos. Mexa de vez em quando para não agarrar no fundo. Entretanto, misture as natas com as gemas. Por fim, junte as gambas e a mistura das natas com as gemas ao creme. Mexa e deixe aquecer sem ferver. Sirva de imediato.


Adaptado de: Sabor Intenso


Broas de Espécie












As broas de espécie são um dos doces tradicionais de Natal típicos da Estremadura Portuguesa. 
Elas são muitas vezes confundidas com as broas castelares, devido à sua semelhança. A grande diferença entre ambas é que, antigamente, havias as broas dos ricos e as dos pobres. Umas, as dos pobres, eram feitas apenas à base de batata doce e farinha de milho (Broas Castelares), enquanto que as dos ricos (Broas de Espécie) não levavam qualquer tipo de farinha e tinham como ingredientes a batata doce, a amêndoa e o coco. Sendo ainda, estas últimas, polvilhadas com grageias coloridas para que não se confundissem com as castelares.



450 g de batata doce amarela, cozida (de preferência, muito doce)
250 g de açúcar
1dl de água
100 g de coco ralado
100 g de amêndoa ralada/moída
1 clementina doce (raspa da casca)
5 gemas
1 gema (para pincelar)
Grageias coloridas q.b.



Descasque as batatas e coza-as em água abundante. Depois de bem cozidas, escorra-as e reduza-as a puré. 
Num recipiente bata as gemas com a raspa da clementina. Reserve.
À parte, coloque o açúcar e a água ao lume num tacho largo, mexa e deixe atingir o ponto de estraga (obterá este ponto quando, ao passar uma colher pelo fundo do tacho, se abra um caminho/estrada na calda fervente). Logo em seguida junte a batata em puré, a amêndoa e o coco, mexendo muito bem e sem parar. Deixe ferver até obter ponto de estrada (cuidado para não pegar ao fundo do tacho). Retire do lume, junte as gemas batidas, mexa bem e leve novamente ao lume para levantar fervura. Retire e deixe arrefecer totalmente (só depois de bem fria é que é possível moldar a massa).
Entretanto, ligue o forno a 200ºC. Com o auxilio de 2 colheres (executando o processo de fazer pasteis de bacalhau) ou até mesmo com as mãos, molde pequenas broas e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha. Pincele-as com uma gema batida e polvilhe a sua superfície com grageias coloridas. Leve ao forno por 15 minutos ou até alourarem.


Adaptado de: Revista Receitas de Sucesso



Rabanadas de Baunilha











3-4 ovos
12 fatias de cacete (de véspera)
400 ml de leite
40 g de açúcar baunilhado
Óleo q.b.(para fritar)
Mistura de açúcar com canela q.b (usei marca Espiga)


Numa taça bata muito bem os ovos com o auxilio de um garfo. Reserve.
Corte o cacete (já duro/de véspera) em fatias com cerca de 1,5 cm de espessura. Reserve.
Num tachinho leve o leite ao lume com o açúcar baunilhado, mexa para que este último se dissolva completamente e deixe ferver. Retire o leite do lume e nele mergulhe as fatias de pão de forma a ficarem bem ensopadas. Reserve-as num prato até ter usado todo o pão. Em seguida, passe as fatias de pão pelo ovo e leve a fritar até que fiquem douradas de ambos os lados. Coloque-as a escorrer sobre papel absorvente e, depois de todo o excesso de óleo estar absorvido, mova-as para um prato de servir. Polvilhe com uma mistura de açúcar e canela e sirva.


Parasol Panado













Cogumelos Parasol (Tortulhos) q.b.
Pão ralado de ervas finas q.b. (usei marca Espiga)
Ovo batido q.b.
Farinha q.b.
Sal e pimenta branca q.b.
Óleo para fritar q.b.


Lave muito bem os cogumelos e retire-lhes o pé. Coloque-os virados para baixo sobre um recipiente. Tempere com sal e pimenta. Deixe tomar sabor por 15-30 minutos.
Após este tempo, passe cada cogumelo por farinha, em seguida por ovo bem batido e, por fim, pelo pão ralado de ervas finas. 
Leve a fritar, de os ambos lados, em óleo quente até dourarem. Coloque sobre papel absorvente para absorver o excesso de óleo. Sirva quente ou frio.

Farófias com Creme de Baunilha e Amêndoa













6 claras (em temperatura ambiente)
4 gemas
1.5 L de leite
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
50 g de açúcar (para as claras)
100 g de açúcar
40 g de açúcar baunilhado
1.5 colher de sopa de amido de milho
amêndoas laminadas q.b.
canela em pó q.b.


Leve ao lume o leite, num tacho largo, com a essência de baunilha, 100 g de açúcar e 40 g de açúcar baunilhado. Deixe ferver.
Bata-as até estarem em castelo pouco firme. Nesta altura adicione 50g açúcar e continue a bater até obter um merengue muito firme.
Com o auxílio de uma colher grande, ponha colheradas de merengue no leite (poucas de cada vez), que deve estar apenas no limiar da fervura e com o lume no mínimo. Este pormenor é fulcral: as claras cozem a 60ºC e o calor demasiado faz as farófias ficarem murchas e emborrachadas. Coza-as rigorosamente 20 segundos de um lado e cerca de 15 do outro, virando-as com um garfo. Quando as farófias ficarem  firmes, retire-as com uma escumadeira e escorra-as bem, colocando-as numa travessa/pirex fundo de ir à mesa.
Coe o leite que ficou no tacho, deixe amornar, junte-lhe as gemas ligeiramente mexidas (mas não batidas) e o amido de milho dissolvido num pouco de leite, e leve de novo ao lume para espessar. Cozinhe em lume baixo, mexendo sempre.
Regue as farófias com este molho, acrescente as amêndoas e polvilhe com canela.


Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/