Sangria de Morangos














350g de morangos
1 L de gasosa
130ml de vinho branco seco
330ml de vinho tinto
3 colheres de sopa de rum
1 pau de canela
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 hastes de hortelã
1/2 limão em rodelas
Morangos em pedaços q.b.
Cubos de gelo q.b.




Lave os morangos, retire-lhes os pés e corte-os em pedaços. Coloque os morangos no copo da liquidificadora/varinha mágica e junte-lhes o açúcar, os vinhos e o rum. Bata bem até obter uma espécie de sumo homogéneo e sem que haja pedaços de morango. Verta este preparado para um jarro de vinho, junte a gasosa e mexa bem. Adicione o pau de canela, os morangos em pedaços, o limão em rodelas e a hortelã. Envolva bem com uma colher e deixe repousar por 15-20 minutos (isto fará com que os sabores se misturem e melhorará o gosto da sangria).
Após este tempo, leve ao frigorífico para refrescar e junte os cubos de gelo no momento de servir.



Adaptado de: Mulher Moderna na Cozinha - Abril 2012


Mousse de Morangos Cremosa
















250g de morangos
100g de açúcar
2dl de natas
2 claras (cerca de 60g)
2 folhas de gelatina incolor
2 folhas de gelatina vermelha
1 colher de chá de sumo de limão




Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Demolhe ambas as folhas de gelatina em água fria. 
Lave os morangos, retire-lhes os pés e corte-os em pedaços. Coloque-os num tacho com metade do açúcar e leve a lume brando, mexendo de vez em quando, até cozer (cerca de 5m). Retire do lume e junte-lhe as folhas de gelatina espremidas e mexa bem para que se dissolvam. 
Passe este preparado pela varinha mágica/liquidificador até obter um puré homogéneo e sem pedaços de morango. Deixe arrefecer.
Bata as natas com 1 colher de chá de sumo de limão até estarem bem firmes. Junte-as ao preparado anterior, quando este estiver frio, e envolva muito bem até obter um creme homogéneo.
Bata as claras em castelo bem firme, junte o restante açúcar e bata mais um pouco. Junte este preparado ao anterior, envolvendo delicadamente e sem bater, mas tendo o cuidado de não deixar pedacinhos de clara pois o creme deve ser completamente homogéneo. 




Panga Grelhado com Arroz de Grelos











4 filetes de panga (peixe gato/pangasus)
Sumo de limão q.b.
Sal q.b.
Alho em pó q.b.
Pimenta branca q.b.
1/2 colher de sopa de margarina


Tempere o peixe com sal, pimenta branca, sumo de limão e alho em pó (pode usar alho finamente picado). Deixe a marinar por, pelo menos, 1 hora.
Num grelhado anti-aderente coloque a margarina e deixe-a derreter. Disponha nela os filetes do peixe, uns ao lado dos outros, e sem a marinada. Deixe dourar levemente de um lado e cozinho do outro lado.
Sirva de imediato.





Arroz de grelos:
1 ramo de grelos*
2 copos de arroz carolino
1 cebola grande picada finamente
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picados finamente
4 copos de água quente
sal e pimenta moída na altura


Arranje os grelos, aproveitando unicamente as folhas mais tenras e as pontas floridas. Lave e escorra muito bem (eu cortei os grelos em pedaços pequenos). Reserve.
Refogue a cebola picada no azeite aquecido até ficar translúcida, sem deixar queimar. Junte os alhos picados e os grelos. Salteie até as verduras se apresentarem murchas.
Adicione o arroz e envolver muito bem. Regue com a água. Tempere com sal e pimenta. Leve a ferver e cubra com uma tampa.
Reduza o lume e deixa cozer até o arroz ficar solto e ter absorvido o líquido. Deixe repousar por 5 minutos fora do lume antes de servir.




Nota:
*Grelos: rama de nabo ou de couve

Fonte do arroz de grelos: Cozinhar com Vegetais - Maria de Lourdes Modesto


Bolo de Morangos com Ganache de Chocolate




















Bolo:
155g de manteiga com sal
240g de açúcar
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
300g de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
1.5 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
180ml de leite
4 claras
150g de morangos fatiados


Recheio e Cobertura:
125 g de chocolate negro de culinária
1 dl de natas
200g de morangos fatiados
Morangos para decorar q.b.



Bolo:
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de 22cm de diâmetro. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Num recipiente, junte a farinha, o fermento e o sal, envolva bem. Reserve.
Bata a manteiga amolecida (em temperatura ambiente) juntamente com 200g de açúcar, em velocidade elevada, até obter um creme fofo. Junte a baunilha e bata mais um pouco. Junte a mistura de farinha alternadamente com o leite, batendo bem para obter uma massa homogénea.
bata as claras em castelo firme, junte 40g de açúcar e bata mais um pouco. Junte as claras ao preparado anterior, misturando-os bem com uma espátula. Juntar os morangos fatiados e envolver delicadamente. Verta este preparado na forma e alise a superfície. Leve ao forno por 25-35minutos ou até que o bolo esteja completamente cozido (faça o teste do palito no centro do bolo para verificar a cozedura). Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer 15 minutos dentro da forma, desenforme depois.


Recheio e Cobertura:
Parta o chocolate em pedacinhos, junte-o ás natas e leve a derreter em banho-maria ou no microondas.


Montagem:
Corte o bolo na horizontal em duas partes iguais usando uma faca de serrilha. Coloque uma das partes sobre um prato de servir. Por cima coloque um pouco do ganache de chocolate, espalhando-o bem por toda a superfície do bolo. Sobre este, disponha 200g de morangos laminados, uns ao lado dos outros. Coloque a outra parte do bolo, regue com o restante chocolate e decore a gosto com morangos.



Adaptado de: "Chocolate-Covered Strawberries Cake" in Taste of Home June/July 2006



Panados de Peixe no Forno com Ervas Finas














700g de filetes de peixe branco (pescada, panga, perca, etc)
2 ovos
Pão ralado com ervas finas q.b. (usei marca Espiga)
4 dentes de alho picados
1 limão pequeno (sumo e raspa)
Farinha q.b.
Tomilho seco q.b.
Manjericão (fresco ou seco) picado q.b.
1 folha de louro
Sal e pimenta branca q.b.
2 colheres de margarina




Corte os filetes de peixe em metades e tempere com o sumo e raspa de limão, alho picado, folha de louro em pedaços, manjericão, tomilho, pimenta e sal. Deixe marinar por 1 hora, pelo menos.
Após este tempo, passe os filetes por farinha, depois pelos ovos bem batido e, por fim, pelo pão ralado, tendo o cuidado para que este fique totalmente coberto por esta mistura.
Unte, muito bem, um refractário com margarina, disponha nele os filetes de peixe, uns aos lado dos outros. Adicione mais 1 colher de sopa de margarina repartindo-a pelos espaços vazios do recipiente.
Leve ao forno a 200ºC e a meio da cozedura vire os panados e acrescente mais 1 colher de sopa de margarina.




Frappé de Ananás e Lichias













150g de lichias
1 rodela de ananás
1 colher de sopa de açúcar
100ml de água fresca
4 pedras de gelo



No liquidificador coloque as lichias descascadas e sem semente juntamente com o ananás em pedaços e a água. Bata até obter um sumo homogéneo. Adicione o açúcar e o gelo e bata mais um pouco. Sirva de imediato.





Lasanha de Atum e Espinafres

















9 folhas de massa lasanha pré-cozinhada (aproximadamente)
3 latas de atum
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
10 colheres de sopa de polpa de tomate
200g de queijo mozzarella ralado
200g de folhas de espinafre (cerca de 1 molho de espinafres)
1.5 dl de vinho branco
Azeite q.b.
Oregãos secos e picados q.b.
Sal q.b.
Noz-moscada q.b.
Pimenta branca q.b.


Molho Béchamel:
75 g de margarina
75 g de farinha
750 ml de leite
sal, pimenta branca e noz-moscada q.b.




Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte, com margarina, um refractário de tamanho médio com espaço para 3 folhas de lasanha, umas ao lado das outras.
Escolha as folhas sãs de espinafre, lave-as bem e coza-as em água fervente temperada de sal por 5 minutos. Escorra-as e reserve.
Escorra bem o óleo das latas de atum, reserve.
Num tacho coloque um pouco de azeite com metade da cebola e dos alhos picados. Deixe refogar um pouco. Adicione os espinafres, deixe cozinhar um bocadinho. Junte 4 colheres de sopa de polpa de tomate e 0.5 dl de vinho branco. Tempere com pimenta, noz-moscada e oregãos. Mexa e deixe cozinhar mais um pouco.
Noutro tacho, coloque um pouco de azeite e junte-lhe a restante cebola e alhos picados, deixando refogar. Acrescente o atum escorrido, mexa e deixe cozinhar. Adicione 6 colheres de sopa de polpa de tomate e o restante vinho branco. Tempere com sal (pouco), pimenta, noz-moscada e oregãos. Mexa e deixe cozinhar mais um pouco. 
Comece a montar a lasanha colocando uma camada de atum (cerca de metade que confeccionou). Depois molho béchamel, queijo mozzarella e uma folha de massa.
Em seguida coloque os espinafres (todos), béchamel, queijo mozzarella e uma folha de massa. Por fim, faça mais uma camada de atum, béchamel, mozzarella e massa.
Cubra a lasanha com o restante molho béchamel e polvilhe com o restante queijo mozzarella.
Leve ao forno e deixe cozinhar por 45-60 minutos.



Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. 
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar até ficar grossinho. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco.



Adaptado de: SaborIntenso


Banana Nut Bread (Pão de Banana e Nozes)

















O pão de banana é confeccionado com puré de bananas completamente maduras, sendo, geralmente, muito fofo, húmido e doce.
Este é originário dos Estados Unidos mas não se sabe ao certo quando, e onde, foi criado. No entanto, especula-se que teve origem no século XVIII quando donas de casa experimentavam o bicarbonato de sódio nos seus bolos, uma vez que este produto começava a estar disponível para venda.
Nos dias de hoje, e depois de aparecer em diversos livros importantes, o pão de banana, ganhou notória popularidade e até foram concebidas novas receitas, tais como as variantes com nozes, passas ou até pepitas de chocolate.


Este bolo surpreendeu-me tanto, mas tanto...é tão bom, tão fofo, tão saboroso... indescritível! 
Experimentem o quanto antes pois não se vão arrepender.





2 bananas grandes bem maduras
100g de nozes em pedaços
115g de manteiga com sal (amolecida em temperatura ambiente)
240g de farinha
200g de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal



Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de bolo inglês de 9x25cm (ou de medidas semelhantes). Reserve.
Corte as nozes em pedaços médios e reserve (pode usar noz europeia ou pecã).
Retire a casca ás bananas e esmague-as muito bem com o auxilio de um garfo. Reserve.
Num recipiente pequeno, junte a farinha com o sal e o bicarbonato de sódio, mexa bem e reserve.
Noutro recipiente e usando a batedeira em velocidade média/alta, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione os ovos, um a um, e batendo bem entre cada adição. Junte o leite, a essência de baunilha e as bananas esmagadas, batendo mais um pouco para misturar bem. Junte a mistura de farinha aos poucos e com a batedeira em velocidade baixa. Quando obtiver uma espécie de creme bata, em velocidade alta, por mais 2 minutos para desfazer completamente a banana.  Junte as nozes e envolva bem com uma espátula. Verta o preparado para a forma e alise a superfície. 
Leve a forno pré-aquecido por 70-85minutos ou até que a massa se apresente completamente cozida (faça o teste do palito no centro do bolo, espete um palito de madeira no bolo e se este sair limpo é porque está cozido). Deixe arrefecer 10 minutos e desenforme.



Adaptado de: Light & Tasty - April/May 2002



Bifinhos de Frango com Molho de Laranja
















400g de bifinhos de frango
2 dl de sumo de laranja natural
1dl de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de chá de molho inglês
1 dl de natas
Farinha q.b.
Sal e pimenta branca q.b.
Cebolinho fresco q.b.




Tempere os bifes de frango com sal, pimenta e molho inglês. Regue com metade do vinho e com metade do sumo de laranja. Mexa e deixe marinar durante 1 hora.
Numa frigideira, leve a manteiga a derreter e frite os bifes previamente enfarinhados durante 5 minutos e em lume brando.
Passado os 5 minutos, junte o vinho branco e o marinado, deixando cozinhar durante 10 minutos (após 5 minutos dos bifes estarem a fritar junte o restante sumo de laranja e deixe cozinhar os restantes 5 minutos)
Retire os bifes da frigideira e coloque-os numa travessa. Junte as natas ao molho que ficou e mexa bem para envolver. Logo que comece a ferver, apague o lume. 
Sirva os bifes regados com o molho de laranja polvilhado com cebolinho fresco picado.



Adaptado de: SaborIntenso



Amaretti Biscotti (Biscotti de Amêndoa)
















Biscotti ou Biscotti di Prato são biscoitos originário de Prato, uma cidade italiana.
Estes têm como particularidade, para além de não levarem nenhum tipo de gordura, serem cozinhados duas vezes. Primeiro a massa alongada é cozida em forno médio e depois de fatiados são cozidos em forno alto para que a massa desidrate e fiquem crocantes. Aliás, a palavra Biscotti é originária do latim medieval "biscoctus", que significa" cozinhado duas vezes".
A primeira receita de Biscotti está num manuscrito com muitos séculos, agora preservado em Prato, e encontrado pelos estudioso do século XVII. 
Consta também que Plínio, o Velho, se gabou de que tais bens seriam comestíveis durante séculos. E, na verdade, eles foram particularmente úteis durante viagens e guerras, pois eles faziam parte da alimentação básica das legiões romanas.






300g de farinha
6g de fermento
200g de açúcar
1/4 colher de sal
3 ovos grandes
2 colheres de chá de essência de baunilha
100g de amêndoas inteiras



Untar duas folhas de papel vegetal com margarina e polvilha-las com farinha, colocando-as nos respectivos tabuleiros. Reservar.
Pré-aquecer forno a 150ºC.
Num recipiente juntar todos os ingredientes secos, mexer. Noutro recipiente, misturar os ovos com a baunilha. Junte este preparado aos ingredientes secos, mexendo muito bem até obter uma massa homogénea e que não grude demasiado nas mãos (se for necessário junte mais farinha, mas pouca pois a massa não deve ser seca). Adicione as amêndoas e envolva-as na massa.
Divida a massa em duas partes iguais, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e dê-lhe a forma de um pão com 30-35 cm de comprimento e 8-10 de largura. Alise a superfície, coloque sobre o papel vegetal e leve ao forno por 35-40 minutos, ou até dourar. 
Quando passar o tempo de cozimento, retire a massa do forno, coloque-a sobre uma tábua de cozinha e corte tiras de 1cm usando uma faca de serrilha. Coloque estas tiras no tabuleiro com papel vegetal que usou, dispondo-as umas ao lado das outras e leve ao forno por 10-15 minutos, até dourar. Retire do forno vire os biscotti e leve ao forno uma última vez por mais 10-15 minutos.
Execute o mesmo processo para a restante porção de massa.
Deixe fechar e guarde em frascos, estes biscoitos têm a validade de 6 meses.


Adaptado de: 500 Cookies - Philippa Vanstone


Arroz de Grelos









1 ramo de grelos*
2 copos de arroz carolino
1 cebola grande picada finamente
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picados finamente
4 copos de água quente
sal e pimenta moída na altura


Arranjar os grelos, aproveitando unicamente as folhas mais tenras e as pontas floridas. Lavar e escorrer muito bem (eu cortei os grelos em pedaços pequenos). Reservar.
Refogar a cebola picada no azeite aquecido até ficar translúcida, sem deixar queimar. Juntar os alhos picados e os grelos. Saltear até as verduras se apresentarem murchas.
Adicionar o arroz e envolver muito bem. Regar com a água. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e cobrir com uma tampa.
Reduzir o lume e deixar cozer até o arroz ficar solto e ter absorvido o líquido. Deixar repousar por 5 minutos fora do lume antes de servir.



Nota:
*Grelos: rama de nabo ou de couve

Fonte: Cozinhar com Vegetais - Maria de Lourdes Modesto



Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/