Caril de Frango e Batata Doce
















8 cordamomos verdes (usei marca Espiga)
1 cebola, finamente picada
2 dentes de alho, finamente picados
1 colher de chá de gengibre fresco, picado
2 chillies verdes, frescos, sem sementes e picados
2 colheres de chá de coentros em pó
400ml de leite de coco
200ml de natas
8 coxas de frango, sem pele
1.200kg de batata doce, sem pele e em cubos
1/2 limão pequeno, em sumo
Óleo de amendoim q.b.
Sal e pimenta preta q.b.
Coentros frescos, picados q.b.



Aqueça o óleo de amendoim num tacho largo e junte-lhe as sementes de cardamomo, deixando fritar por 2 minutos. Juntar a cebola, o alho e, o gengibre os chillies, ambos picados e cozinhar, em lume brando, por 3 minutos. Acrescente o açafrão, coentros em pó e leite de coco, temperando com sal e pimenta e misturando bem. Quando ferver junte as coxas de frango e pressione-as no molho. Reduza o lume e deixe ferver por 5 minutos. Adicione a batata doce e as natas, misture bem e cozinhe por mais 10 minutos, tapado, mas mexendo com regularidade para não pegar. Destape o tacho, rectifique o sal e pimenta, aumente o lume e cozinhe até que o frango esteja tenro, a batata cozida e o molho cremoso. Mexa frequentemente pois há risco de queimar. Junte o sumo de limão, distribua por pratos e polvilhe com coentros frescos picados.


Adaptado de: Andy Waters


Bolinhos de Baunilha



















85g manteiga com sal, em temperatura ambiente
170g de farinha
150g de açúcar
2 ovos pequenos
160ml de leite
1 colheres de sopa de essência de baunilha
1 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio



Pré-aqueça o forno a 175ºC. 
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos, um de cada vez, e a essência de baunilha, batendo sempre. Adicione o fermento e o bicarbonato e bata mais um pouco. Finalmente, adicione a farinha, aos poucos, intercalando-a com o leite. Bata até obter um creme homogéneo.
Verta a massa em pequenas formas de silicone, enchendo, apenas, 3/4 destas, e leve ao forno por 20m, aproximadamente (teste do palito). 
Retire os bolinhos do forno, deixe arrefecer e desenforme.




Cupcakes Coração Escondido




















170g manteiga com sal, em temperatura ambiente
325g de farinha
300g de açúcar
3 ovos grandes
320ml de leite
2 colheres de sopa de essência de baunilha
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de corante vermelho

Cobertura:
200ml de natas
2.5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sumo de limão
1 colher de chá de aroma de morango
1 colher de chá de corante vermelho



Pré-aqueça o forno a 175ºC. 
Forre uma forma de 20x20cm com papel vegetal e prepare 12 formas de muffin com papel frisado. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos, um de cada vez, e a essência de baunilha, batendo sempre. Adicione o fermento e o bicarbonato e bata mais um pouco. Finalmente, adicione a baunilha, aos poucos, intercalando-a com o leite. Bata até obter um creme homogéneo.
Retire 250ml da massa e junte-lhe o corante, batendo bem. Verta a massa vermelha na forma que preparou e leve ao forno por 20m, aproximadamente (teste do palito). Retire a massa do forno, deixe arrefecer e desenforme. Corte corações de massa vermelha aproveitando, ao máximo, a massa (deverão ser 12). Reserve os corações e descarte as aparas.
Sobre cada forma de papel, coloque 1.5 colher de sopa de massa clara e nela espete o coração. Coloque mais um pouco de massa mas sem encher a forma (cerca de 3/4 da forma é suficiente). Distribua a restante massa e corações pelas restantes formas, certificando-se que estes ficam mesmo ao centro. Coloque as formas num tabuleiro com todos os corações virados para si e nunca os mude de posição, mesmo depois de estarem cozinhados, pois, deste modo, quando cortar o cupcake a meio ver-se-à o coração.
Leve os cupcakes ao forno por 25m, aproximadamente. Retire-os do forno e deixe arrefecer.
Sempre com a parte do cupcake com o coração virada para si, coloque a cobertura, fazendo uma espiral apertada de creme e usando um saco de pasteleiro com bico frisado.


Cobertura:
Leve as natas ao congelador 20m antes de as usar. 
Bata as natas com o sumo de limão até obter um chantilly espesso. Junte o açúcar, o aroma e o corante, bata bem para incorporar e obter um creme de cor homogénea.

Nota: Rende 12 unidades.
Adaptado de: Bake It in a Cake


Bolo de Tangerina












 




2 ovos grandes, separados
1 pitada de sal
150g de açúcar
100g de manteiga, derretida
125g de leite condensado
Raspa da casca de 2 tangerinas
120ml de sumo de tangerina
1 colher de chá de extrato de baunilha
280g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó

Glacê:
100g de Icing Sugar
1½ colheres (sopa) de sumo de tangerina



Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 22x12cm (ou uma forma redonda pequena), unte-a com margarina e enfarinhe-a. Reserve.
Usando a batedeira, bata as claras com uma pitada de sal (muito pouco) até que comecem a espumar. Junte 2 colheres (sopa) do açúcar, aos poucos, e vá batendo até obter um merengue de picos suaves. Reserve.
Numa tigela grande, misture, com a vara de arames, a manteiga com o leite condensado, o açúcar restante, as gemas, as raspas e o sumo de tangerina. Adicione, por fim, a baunilha, misturando até obter um creme homogéneo  Peneire a farinha e o fermento sobre a massa e bata até homogeneizar. Incorpore o merengue delicadamente e de maneira rápida, misturando de cima para baixo. Espalhe a massa na forma e alise a superfície. 
Leve ao forno por 40-45 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito no centro do bolo). Deixe arrefecer na forma por 10 minutos e desenforme com cuidado. 

Glacê: 
Num recipiente pequeno vá juntando o icing sugar ao sumo de tangerina mexendo sempre até obter uma boa consistência boa para espalhar sobre o bolo. Espalhe sobre o bolo e deixe secar por 30 minutos.



Adaptado de: Dan Lepard in The Guardian



Aros de Amêndoa













125 g de amêndoas
200 g de manteiga com sal, amolecida
125 g de açúcar em pó
12g de açúcar baunilhado
1 ovo grande
250g de farinha


Pré-aqueça o forno a 170ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. 
Numa frigideira, sem adição de gordura, torre ligeiramente as amêndoas, mexendo sempre, e deixe arrefecer. Moa-as em farinha e reserve.
Bata a manteiga até ficar cremosa e junte, gradualmente, o açúcar em pó, o açúcar baunilhado e o ovo. Misture bem até obter uma consistência cremosa. Junte a farinha e, por fim, a amêndoa torrada moída. Envolva muito bem.
Coloque a massa num saco pasteleiro com bico frisado e forme pequenas argolas no papel vegetal. Leve ao forno cerca de 12 minutos (não deixar demasiado tempo, pois cá foram endurecem bastante) e deixam-se arrefecer.



Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/