Folar da Páscoa


















1dl leite morno
27g de fermento de padeiro
500g de farinha para pão
75g de açúcar
75g de manteiga, em temperatura ambiente
1 ovo grande
1 laranja pequena (sumo)
1 colher de chá de canela em pó (cheia)
1 colher de chá de erva doce em pó (cheia)
1 pitada de sal 

Cobertura e recheio:
1 ovo batido  
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
Mistura de açúcar e canela em pó q.b.
Geleia de marmelo q.b.



Dissolva o fermento de padeiro no leite morno. Num recipiente pesado e fundo, coloque a farinha e abra uma cova no centro desta. Coloque aí a mistura de leite com fermento e misture bem. Junte os restantes ingredientes (com excepção dos que pertencem à cobertura e recheio) e misture muito bem até obter uma massa lisa, macia e homogénea. Forme uma bola, coloque-a num recipiente, tape-o bem e  deixe levedar até dobrar de volume (cerca de 1:30h).
Pré-aqueça o forno a 160ºC e forre uma forma redonda, grande, com papel vegetal. Reserve.
Coloque a massa numa superfície lisa e forme, com ela, um rolo bastante comprido. Achate-o o mais que puder e salpique-o com as 5 colheres de açúcar misturadas com a colher de canela, evitando as beiradas da massa. Enrole no sentido horizontal, como se fosse uma torta e une muito bem as pontas e toda a massa do rolo, de modo a que pareça um único pedaço de massa, sem dobras. Vire a massa para formar um U e entrelace as duas pontas. Depois una as duas pontas formando um rolo. Pincele com o ovo batido e salpique com uma mistura de açúcar e canela.
Leve ao forno por 45 minutos, aproximadamente. Retire do forno e pincele com geleia de marmelo.


Gomas de Morango
















60g de gelatina em pó neutra
160g de gelatina de aroma a morango
1/2 colher de chá de sumo em pó de aroma a morango
200ml de água
250g de açúcar


Coloque todos os ingredientes num tachinho e mexa bem com uma vara de arames para dissolver as gelatinas. Leve depois a lume brando e deixe ferver durante 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau (não use nada em metal pois a gelatina irá cristalizar). 
Em seguida,verta o preparado para formas de gelo/bombons, em silicone e leve ao frigorífico para solidificar durante, pelo menos, 12 horas. 


Nota: Rende cerca de 80 gomas.




Cheesecake de Cerejas


















Base:
100g de bolacha maria
70g de manteiga/margarina


Creme:
200g de queijo creme
60g de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de café de sumo de limão
2 colheres de sopa de água quente
200ml de natas
4 folhas de gelatina incolor

Cobertura:
1 frasco de cerejas em calda
1/2 colher de chá de amido de milho




Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar. Deixe o queijo creme amolecer um pouco, em temperatura ambiente, antes de o usar.
Triture as bolachas numa picadora até obter uma espécie de farinha e junte-lhe a manteiga/margarina derretida, amassando bem com as mãos. 
Entretanto, demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria, durante, cerca de 10 minutos.
Unte uma forma de aro amovível (de 18cm de diâmetro) com margarina e forre o fundo e a lateral (com a massa de bolacha. Pressione bem com as mãos e alise a superfície com uma colher. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos. Retire do forno e reserve, deixando arrefecer.
Usando a batedeira, bata o queijo com o açúcar, a essência de baunilha e o limão, até a mistura ficar cremosa. à parte, bata as natas e junte-as à mistura anterior. Dissolva a gelatina,espremida, na água quente e junte-a ao preparado anterior, envolvendo muito bem. Coloque o creme sobre a base de bolacha e alise a superfície com uma espátula. Leve ao frigorífico até solidificar (cerca de 4-6 horas) e desenforme para um prato de servir.
Cubra com o creme feito com a calda das cerejas misturado com o amido e levando-o ao lume até engrossar um pouco. Decore com as cerejas em calda e leve novamente ao frigorífico para refrescar.




Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/