Bolonhesa de Favas com Almôndegas Recheadas de Queijo de Cabra


















Almôndegas:
500g de carne de vitela
12 cubinhos de queijo de cabra curado (usei da marca Queijos Lagos)
1 cebol pequena, picada
2 dentes de alho, picados
2 colheres de sopa de salsa picada
1 Ovo
Pimenta preta q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho da Marnoto)

Bolonhesa:
1.200 kg de favas
1 cebola, picada
1 dente de alho, picado
2 colheres de sopa de azeite
400g de tomate pelado, reduzido a puré
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de manjericão seco
1 colher de chá de oregãos secos
1 folha de louro
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 cubo de caldo de carne
Sal q.b. (usei o sal marinho da Marnoto)
Pimenta branca q.b.


Numa tigela coloque a carne picada, junte a cebola, os alhos picados, a salsa, o ovo e tempere com  a pimenta e o sal, envolvendo tudo muito bem. 
De seguida, retire pequenas porções de carne, espalme-as na mão e recheie, cada uma, com um cubinho de queijo, feche a carne e molde em forma de bolinhas. Repita a operação até acabar a carne.

Num tacho largo, aqueça o azeite e junte-lhe a cebola e alhos bem picados. Quando a primeira alourar, acrescente o tomate reduzido a puré e deixe cozinhar por 10 minutos.
Tempere com o açúcar (este tem a função de retirar a acidez ao tomate e torna o molho mais saboroso), sal, louro e a pimenta, deixando cozer mais 5 minutos. Junte então as ervas aromáticas e o concentrado de tomate, mexendo bem. 
Adicione as almôndegas, deixe cozinhar 2-3 minutos, virando-as a meio do tempo. Adicione as favas e cubra-as com água.
Deixe ferver, adicione o cubo de caldo de carne e deixe cozinhar até que tanto a carne como as favas se encontrem cozinhadas.
Rectifique o sal, pimenta, mangericão e oregãos.


Muffins de Framboesa Dourada



















225g de farinha auto-levedante
150g de farinha sem fermento
125g de açúcar mascavado
150g de framboesas douradas
2 ovos
250ml de leite
125g de manteiga, derretida (usei a manteiga da Lacticínios das Marinhas)


Pré aqueça o forno a 210ºC.
Prepare 12 formas de muffins (de 125ml) untando-as com margarina derretida e polvilhando-as com farinha. Coloque-as dentro de um tabuleiro de ir ao forno, reserve.
Coloque a farinha num recipiente largo, junte o açúcar, misture bem, junte as framboesas e faça um buraco/cova no centro.
À parte, bata os ovos com o leite. Verta esta mistura na cavidade dos ingredientes sólidos. Junte a manteiga derretida e, com uma colher de metal, mexa até que tudo esteja bem misturado. Não bata demasiado a massa, pois este deve ter uma textura grumosa.
Coloque a massa nas formas preenchendo apenas ¾ da sua capacidade. Espalhe a amêndoa laminada pela superfície dos muffins, pressionando suavemente para que se fixem.
Leve ao forno por 15-20 minutos, aproximadamente (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe arrefecer na forma por 5 minutos, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.



Nota: Rende 12 Muffins grandes, usando formas de 125ml.





Arroz de Mariscos Malandrinho


















600g de camarão com casca (usei o camarão selvagem da Frip)
100g de miolo de ameijoa zebra
150g de miolo de mexilhão
150g de delícias do mar
400g de amêijoas com casca
2 colheres de sopa de Compal da Horta Refogado
400g de tomate pelado e picado
1 dl de azeite
500g de arroz carolino (usei o arroz carolino da Bom Sucesso)
1 cebola grande
3 dentes de alho 
2 hastes de coentros frescos
Pimenta branca q.b. 
Molho de piripiri q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho da Necton)
Coentros frescos picados q.b.



Descasque os camarões, deixando alguns com a casca para decorar. Leve ao lume, num tacho com 1,5 l de água, as cascas do camarão, sal e um pouco de molho de piripiri. Deixe ferver durante 15 minutos, triture tudo e passe pelo coador de rede fina.
Pique muito bem, a cebola e os dentes de alho, deite-os num tacho com o azeite fervente e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Acrescente o tomate pelado picado, o Compal da Horta Refogado e 1 dl de água, deixando cozinhar, em lume brando, por 5 minutos.
Junte, ao refogado, as ameijoas com casca e as hastes de coentros, tempere com sal e pimenta e cozinhe mais 5 minutos. 
Acrescente um pouco da água da cozedura do camarão e deixe cozinhar um pouco, junte depois o resto da água e deixe ferver.
Adicione o arroz, mexa até ferver e deixe-o cozinhar durante 8 minutos. Acrescente o miolo de camarão, ameijoas e berbigão e os camarões camarões que guardou com a casca, deixando ferver mais 7 minutos, acrescentando mais água, se necessário. Adicione as delícias do mar, cortadas em rodelas grossas, verifique o sal, a pimenta e o piripiri. 
Quando o arroz se apresentar cozido, tendo em conta que este deve ser um prato com bastante molho, desligue o lume e polvilhe com coentros frescos picados.

Fusilli al Telefono















Este simples e delicioso prato de origem Italiana, merece um nome tão peculiar devido ao queijo mozzarella de búfala que é um dos seus ingredientes. Pois este, ao derreter e ao envolver-se na massa, parecerá fios que dela pendem.




250g de fusilli
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho, bem picados
400g de tomate, reduzido a puré
8 folhas frescas de manjericão, em juliana
250 de queijo mozzarella de búfala, fresco
Queijo parmesão, como guarnição (opcional)
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
Pimenta preta q.b.



Cozinhe a massa em água abundante temperada de sal, escorra e reserve.
Enquanto isso, aqueça o azeite num tacho largo, junte-lhe o alho picado e deixe-o dourar levemente. Adicione o tomate reduzido a puré, envolva bem, tempere com sal, pimenta preta e adicione o manjericão em juliana. Deixe o molho ferver cerca de 10 minutos, em lume brando.
Retire o tacho do lume, e acrescente-lhe o mozzarella em pedaços e envolva bem. Em seguida, adicione a massa ao molho e misture todos os ingredientes.
Sirva com queijo parmesão ralado no momento.





Pudim de Sémola e Amêndoa com Coulis de Morangos


















800ml de leite
125g de sémola de trigo
75g de amêndoa em farinha
100g de clara de ovo
150g de açúcar


Coulis de Morango:
250g de morangos
75g de açúcar
1/2 colher de chá de sumo de limão



Aqueça o leite e junte-lhe a sémola de trigo, envolvendo muito bem. Em lume brando, cozinhe a sémola por 20 minutos, mexendo por diversas vezes para que não peque ao fundo do tacho. Quando faltarem 5 minutos para atingir o tempo indicado de cozedura, acrescente o açúcar e misture muito bem.
Logo que passem os 20 minutos de cozedura, junte, ao preparado quente, a amêndoa em farinha e as claras previamente batidas em castelo. Envolva muito bem o preparado até obter um creme completamente homogéneo e verta-o numa forma de pudim, com 18 cm de diâmetro, passada por água fria.
Deixe o pudim arrefecer e leve-o ao frigorífico para acabar de solidificar.
Desenforme, regue com o coulis de morango e decore com morangos inteiros.


Coulis de Morango:
Lave os morangos e retire-lhes os pés. Coloque-os num tacho juntamente com o açúcar e leve a lume brando. Acrescente o sumo de limão e mexa bem até que todo o açúcar esteja dissolvido. 
Quando isto acontecer, retire o tacho do lume e passe a mistura pela varinha mágica até obter um puré homogéneo. Deixe arrefecer antes de usar.




Linguado com Molho de Manteiga Alimonado

















2 linguados pequenos (usei o linguado congelado da Frip)
60g de farinha, aproximadamente
100g de manteiga
1/2 limão pequeno
Flor de sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
Pimenta preta q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada q.b.



Para esta receita pode usar filetes de linguado (cerca de 4 médios, divididos em 2 ou 3 partes) ou optar por linguado inteiro.
Se preferir o linguado inteiro, lave-o bem e siga estas instruções para lhe retirar os filetes. 
Depois de o peixe se encontrar lavado, retire-lhe as vísceras e comece pela parte escura. Com uma faca, solte a pele pelo rabo até conseguir um pedaço que dê apoio para segurar. Com um pedaço de pano, para não escorregar, segure a pele com uma mão, o corpo com a outra e puxe rapidamente, até a pele se soltar. Faça o mesmo do outro lado, só que solte, com a ajuda de uma faca, todas as bordas. Para retirar os filetes, corte ao longo de espinha e, com movimentos largos com a faca, vá soltando-os de fora para dentro.

Corte os filetes de linguado, se forem grandes, em 3 tiras, caso sejam pequenos, divida somente em duas tiras. Tempere-os com flor de sal e aguarde 30 minutos.
Esprema o sumo do limão e reserve-o numa taça.
Coloque a manteiga numa taça e reserve-a no frigorífico enquanto prepara o peixe.
Junte a farinha, sal e pimenta preta num recipiente e misture-os com um garfo.
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira e, quando este ferver, passe os filetes pela mistura de farinha e frite-os até dourarem de ambos os lados.
Transfira o peixe para um prato, cobrindo-os com folha de alumínio, de modo a mantê-lo quente.
Na mesma frigideira, em lume brando, adicione, à gordura que nela ficou, a manteiga partida em pequenos pedaços. Quando esta se apresentar quase toda derretida, junte-lhe o sumo de limão, envolva e adicione a salsa picada.
Torne a juntar os filetes de linguado à frigideira, virando-os, gentilmente, para que fiquem completamente encharcados no molho. 
Sirva o peixe regado com o molho e polvilhe com mais salsa picada, se desejar, junte mais sumo de limão.

Espuma de Morangos


















4 folhas de gelatina vermelha
2 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa de licor de morango
500g de morangos
150g de açúcar
200g de claras de ovo
Morangos inteiros q.b.



Demolhe ambas as folhas de gelatina em água fria por 10 minutos.
Corte os morangos em pedaços e leve-os ao lume juntamente com o açúcar e o licor de morango, deixe cozinhar cerca de 7 minutos e reduza-os a puré. Junte-lhe as folhas de gelatinas espremidas, envolva bem para que se dissolvam completamente (se necessário leve ao lume) e reserve, deixando que arrefeça um pouco.
Bata as claras em castelo firme e incorpore-as no preparado de morango, envolvendo-os muito bem até obter um creme homogéneo.
Distribua por tacinhas individuais e leve ao frigorífico por 2 horas, decore com morangos inteiros e sirva fresco. 



Costeletas Aromáticas com Salteado Primaveril

















2 costeletas de porco
100g de milho doce
150g de favas descascadas e sem pele
2 colheres de sopa de azeite
Sal q.b. (usei flor de sal da Marnoto)
Moinho para Gelhados da Margão
Moinho para Vegetais e Saladas Margão


Tempere as costeletas de porco com sal e um porco da mistura em moinho para grelhados, da Margão. Deixe que tome sabor por 1-2 horas e grelhe no carvão ou numa frigideira própria para o efeito.
Num wok ou frigideira larga, adicione o azeite, deixe-o ferver e junte-lhe as favas e o milho. Salteie em lume brando até que estes se encontrem tenros. Transfira-os para papel absorvente, de modo a que este absorva toda a gordura e tempere com sal e a mistura em moinho para vegetais e saladas.
Sirva a carne grelhada acompanhadas pela mistura de milho e fava.



Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/