Bolinho-Mousse de Café e Chocolate






















120 ml de natas
120 ml de leite (usei da marca Terra Nostra)
1/2 c. chá de café expresso em pó
60 g de chocolate (usei o chocolate negro com 54% de cacau da marca Sodifer)
1 ovo L + 2 gemas
60 g de açúcar
1 c. chá de amido de milho
1 c. chá de licor de café da Chocolicor
1/2 c. de chá de essência de baunilha


Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Comece por misturar as natas com o leite, o café e o chocolate em pedaços. Leve ao lume para ferver e mexa até que o chocolate derreta.
Bata o ovo com as gemas e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Verta-lhe a mistura de chocolate, gradualmente, e mexendo sempre. Adicione o amido de milho, o licor e a baunilha e bata em velocidade elevada até obter um creme homogéneo.
Leve novamente ao lume apenas para engrossar um pouco e distribua a mistura por cocottes que deve colocar dentro de um tabuleiro com água.
Tape os cocottes com a tampa e leve ao forno, em banho maria, por 30 minutos.
Sirva morno ou frio.


Para preparar estes  deliciosos bolinhos utilizei a cocotte cerâmica de cor vermelha da Staub.





Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:



Porto Collector Reserva
Ramos Pinto

Mistura de castas provenientes de vinhas velhas tradicionais portuguesas.  De vários lotes jovens é criado um bouquet de cinco anos.

Notas de prova:
A borda vermelha pálida à volta do copo é o único sinal visível de maturidade. A área intermédia que, inicialmente, é opaca, evolui para um vermelho escuro translúcido. Por fim, na base do copo, a cor é de um vermelho intenso.
A sua tipicidade aromática é caracterizada pela semelhança com o vintage, devido ao seu potente fruto dominante e denso, denunciando uma profunda maturação de frutos, tais como a ameixa seca, figo, amora, framboesa e cereja.
O ataque é suave, notando-se uma sensação glicorosa equilibrada e cheia na boca. A sua maturidade de frutos revela-se-nos de uma forma saborosa, exaltando os aromas rectro-nasais mais voláteis e evoluídos. A persistência é notável.



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação destes docinhos.

O meu muito obrigada à StaubSodifer,  Chocolicor, Terra Nostra Ramos Pinto pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/