Creme de Abacate com Limão e Porto


















2 abacates  
4-6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de sumo de limão 
2-3 colheres de chá de vinho do Porto (usei o Porto Reserva da Quinta do Estanho)


Descasque os abacates e retire-lhes o caroço (estes devem encontrar-se bem maduros, a cor da casca deve apresentar-se levemente acastanhada). 
Coloque a polpa do abacate no processador de alimentos e junte os restantes ingredientes. Bata tudo até obter um creme espesso e homogéneo. Rectifique o açúcar e o Porto e bata mais um pouco (coloque mais ou menos açúcar e vinho do Porto até que esteja a seu gosto, mas o ideal é ficar um creme docinho). Distribua em tacinhas e coloque no frigorífico (não deixe muito tempo sem refrigeração ou oxidará).



Frango com Laranja e Tomilho

















1 frango
6 dentes de alho
1 fio de azeite (usei o azeite biológico extra virgem Acushla)
30 g de margarina derretida
1 colher de chá de tomilho seco (usei da marca Suldouro)
1 pitada de pimenta preta (usei da marca Suldouro)
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)
4 laranjas sumarentas
400g de batatas kid smile (usei da marca McCain)
Tomilho fresco q.b.


Comece por atar as asas e as pernas ao frango e coloque-o sobre um tabuleiro. 
Num almofariz, esmague os alhos com o sal e a pimenta preta. Acrescente a margarina e o tomilho e envolva muito bem para obter uma pasta. 
Em seguida, barre o frango, por dentro e por fora, com o preparado e esprema meia laranja sobre este, deixando tomar gosto por cerca de 1 hora.
Ao fim do tempo indicado, lave muito bem uma laranja, pique-a com um garfo e dê-lhe dois golpes profundos (mais ou menos até metade), em cruz. Introduza a laranja dentro do frango, regue com um fio de azeite e leve a assar a 180ºC durante, cerca de 1:30 minutos, regando de vez em quando com o molho. 
Entretanto, leve também ao forno as kid smile que estarão prontas em 12 minutos a uma temperatura de 200ºC.
Sirva o frango polvilhado com um pouco de tomilho fresco e acompanhado pelas batatas e por rodelas de laranja.




Esparguete Picante com Filetes de Cavala e Pasta de Azeitona



















2 latas de filetes de cavala em azeite (usei da marca Conservas Pinhais)
200g de esparguete picante
Pasta de azeitona galega q.b. (usei da marca Maçarico)
Azeitonas verdes recheadas com piri-piri da Maçarico
3 dentes de alho
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra Monsaraz da marca Carmim)
Salsa fresca q.b.
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Comece por cozer a massa em água fervente temperada de sal até que se encontre al dente. Escorra-a e reserve. Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira larga, junte-lhe o alho bem picado e, em lume baixo, deixe cozinhar por 2 minutos. Retire os alhos do azeite e junte a massa escorrida, envolva-a, delicadamente, no azeite e transfira-a para um prato de servir.
Sobre a massa, disponha os filetes de cavala, regue-os com o azeite que ficou na frigideira e adicione uma camada de pasta de azeitona. Por fim, decore com as azeitonas recheadas e decore com salsa.


Tapas Picantes de Paté de Sardinha e Camarão





















2 caseirinhas
2 latas de paté de sardinhas picante (usei o paté de sardinhas com pimenta vermelha da La Gondola)
1 ramo de rúcula selvagem
1 c. de sopa de sementes se sésamo
200g de camarão (usei o camarão selvagem de Moçambique da Frip)
1 casca de cebola
Piri-piri moído q.b. (usei da marca SaborBio)
Sal q.b. (usei o sal marinho Marnoto)


Comece por cozer o camarão em água fervente temperada com sal, casca de cebola e piri-piri em pó durante cerca de 10 minutos. Escorra-os, limpe-o e retire a casca, deixando só a cauda. Reserve.
Corte o pão em fatias com 1cm de espessura e barre-o, generosamente, com o paté. Polvilhe com sementes de sésamo e adicione algumas folhas de rúcula. Sobre esta, disponha o camarão temperado e sirva de imediato.




Pastelinhos de Ovos-Moles



















1 folha de massa filó
6 gemas grandes
75+125g de açúcar
2.5 c. de sopa de amêndoa moída em farinha
125g de farinha
1 dl de água
1/2 pau de canela (usei da marca Suldouro)
1 pedacinho de casca de limão
2 colheres de sopa de manteiga
Amêndoa picada q.b.
Açúcar em pó q.b.
Canela em pó q.b. (usei da marca Suldouro)



Comece por recortar quadrados de massa filó aproveitando as dobras da mesma (os quadrados devem ter 10x10cm ou medidas aproximadas), tendo em conta que uma folha de massa deverá render 20 quadrados de tamanho igual.
Misture a farinha com a amêndoa moída e 75g do açúcar, mexa, adicione as gemas, e bata bem (primeiro com uma colher de pau e depois com vara de arames) até obter um creme homogéneo
Leve um tacho ao lume com a água e o restante açúcar, junte o pau de canela e a casca de limão, deixe ferver e formar uma calda fraca.
Junte a calda, em fio, ao preparado de gemas e mexendo sempre até obter um creme. Verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo até engrossar e sem deixar ferver.
Transfira para uma tigela, descarte a canela e limão e deixe arrefecer.
Entretanto, derreta a manteiga e pincele 5 forminhas de queijada com a mesma. Sobre cada forma, coloque um quadrado de massa filó e pincele-o. Deverá colocar 4 quadrados de massa, em cada forminha, sobrepondo-os e pincelando-os com a manteiga.
Coloque as forminhas de massa num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos. Ao fim deste tempo, preencha as forminhas com o preparado de gemas, alise a superficie e leve ao forno por mais 5 minutos ou até a massa dourar e apresentar-se estaladiça.
Retire do forno, deixe amornar por 10 minutos, desenforme com cuidado e polvilhe com açúcar e canela em pó e amêndoas picadas.


Cachorro Tex Mex

















4 salsichas Hot Dog da Nobre
4 pães para cachorro
1 alface pequena
1 tomate grande
150g de queijo cheddar
Maionese q.b. (usei da marca Paladin)
Triângulos de milho q.b.
1 pitada de sal (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por cozinhar as salsichas; adicionando-as a água fervente, desligando o lume e deixando-as cozer por 5 minutos.
Entretanto, tempere o tomate com um pouco de sal e pique-o em pequenos pedaços.
Abra o pão na horizontal, forre-o com as folhas de alface, adicione a salsicha e tempere com a maionese. Salpique com o tomate picado e o queijo cheddar grosseiramente ralado.
Sirva de imediato acompanhado por triângulos de milho.



Broa de Milho e Centeio com Chourição





















315g de farinha de milho amarela
225g de farinha de trigo
130g de farinha de centeio
30g de fermento de padeiro
350ml de água
1c. de sobremesa de sal (usei a flor de sal Marnoto)
½ c. de chá de açúcar
100ml de água morna
200g de chourição (usei da marca Beira-Lamego)
 


Dissolva o fermento em 1dl de água norma, juntamente com o açúcar e 2 colheres de sopa de cada farinha (misture a restante farinha num recipiente largo). 
Mexa com uma colher de pau e deixe a massa fermentar tapada em local quente, durante 15 minutos, até borbulhar. 
Entretanto pique o chourição em pedacinhos muito pequenos e reserve.
Ao fim deste tempo, faça um buraco no meio das farinhas e deita a mistura de fermento. Acrescente o resto da água, aos poucos, e vá amassando até a massa se despegar das paredes da tigela. 
Amasse bem até ficar mole e com consistência elástica. seguidamente, faça uma bola e trace uma cruz no topo da mesma. Disponha a massa num a tigela enfarinhada e deixe levedar, em local quente, tapada com um pano, durante uma hora e meia ou até a cruz desaparecer. 
Neste momento, junte o chourição picado à massa, volte a amassar mais um pouco e molde a broa num tabuleiro de ir ao forno, previamente enfarinhado.
Deixe repousar por mais 20 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 225ºC, durante 10 minutos. Passado esse tempo, baixe a temperatura para 180ºC e deixa cozer por mais 30 minutos.




Truta Recheada com Molho Branco de Cogumelos e Amêndoas

















2 trutas médias
100g de cogumelos picados
150g de cogumelos laminados
3 colheres de sopa de pão ralado
4 colheres de queijo curado apimentado picado (usei da marca Paiva)
1.5 colheres de sopa de amêndoas picadas
Amêndoas laminadas q.b.
Margarina q.b.
Sal e pimenta preta q.b.

Béchamel:
30g de margarina
30g de farinha
300ml de leite
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.



Lave muito bem as trutas e limpe, em pormenor, a zona da barriga que vai rechear. Tempere com sal e deixe tomar gosto por 1-2 horas.
Unte um pirex com margarina e pré-aqueça o forno a 200ºC.
Pique 100g de cogumelos usando uma tesoura de cozinha e salteie-os num pouco de margarina. Junte-lhe um pouco de sal e o pão ralado, deixando alourar levemente. Retire o tacho do lume e adicione o queijo mozzarella ralado e as amêndoas picadas, envolva bem e reserve. 
Encha as trutas com a mistura anterior, pressionando-a bem com os dedos, e coloque-as no pirex preparado. Cubra o peixe com uma folha de alumínio e leve ao forno por 20 minutos. 
Após este tempo, retire o alumínio e adicione uma pequena noz de margarina sobre cada truta, deixando cozinhar, destapado, por mais 15 minutos ou até o peixe estar assado.
No momento de servir, misture o béchamel preparado com os cogumelos laminados e leve-os ao lume por 3 minutos, mexendo sempre. Sirva o molho sobre as trutas e polvilhe-o com amêndoas laminadas.


Molho Béchamel:
Comece por aquecer o leite, sem deixar ferver. 
Num outro tacho derreta a manteiga em lume brando, e junte a farinha a pouco e pouco, mexendo bem com uma colher de pau. Vá juntando o leite, pouco de cada vez, mexendo sempre com uma vara de arames para que não crie grumos. Continue sempre a mexer até sentir que o molho começa a engrossar. Quando se começarem a formar as primeiras bolhas da fervura, páre de mexer e deixe cozinhar até ficar ligeiramente espesso. Tempere com sal, pimenta e um pouco de noz moscada e envolva bem.


Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/