Mil Folhas de Framboesas













1 placa de massa folhada retangular
250 g de framboesas douradas
70 g de framboesas vermelhas
Açúcar glacé baunilhado da Royal
Folhas e hortelã pimenta

Creme pasteleiro de framboesa:
100 g de açúcar
40 g de farinha
250 ml de leite Terra Nostra
2 ovos médios
180 g de framboesas vermelhas (frescas ou congeladas)
2 gotas de aroma a baunilha Vahiné


Comece por cortar 12 quadrados iguais de massa folhada com as seguintes medidas 8x8 cm, aproximadamente.
Coloque a massa sobre papel vegetal, pique-a bem com um garfo em toda a sua superfície e cubra com outro pedaço de papel vegetal. 
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC e, quando a massa começar a crescer, cubra-a com um tabuleiro (este método fará com que a massa não cresça demasiado). Após alguns minutos, retire o tabuleiro e deixe a massa terminar de assar e adquirir um tom dourado. Transfira-a, com cuidado, para um prato e deixe-a arrefecer.
Enquanto isto, prepare o creme começando por triturar as framboesas de forma a obter um puré. Misture o leite com o sal e o aroma a baunilha e leve ao lume até este começar a levantar fervura. 
À parte, misture bem os ovos com o açúcar e a farinha, batendo com uma vara de arames.. Adicione-lhe o leite, bem quente, a pouco e pouco, mexendo sem parar. Leve novamente ao lume para engrossar e até obter um creme espesso e homogéneo. Por fim, acrescente o puré de framboesas e misturar bem. 
Transfira o creme para um recipiente e cubra com película aderente de forma a que esta fique colada ao creme, deixando arrefecer e colocar no frigorífico até usar.

Num prato de servir, coloque um quadrado de massa folhada e preencha-o com uma porção do creme, usando um saco de pasteleiro munido de um bico frisado.
Sobre este, adicione quatro filas de framboesas douradas e cubra com outra placa de massa folhada. Execute o mesmo processo, terminando com massa folhada polvilhada com açúcar glacé e decorado com framboesas vermelhas e hortelã pimenta.


Para acompanhar esta sobremesa, recomendo:

Late Bottled Vintage (LBV) 2009 - Quinta do Estanho

Espuma: Avermelhada
Aroma: Limpo e agradável, com leves notas achocolatadas

Sabor: Limpo e agradável, com taninos equilibrados, denotando ainda um frutado agradável

Vinho do Porto de excepcional qualidade, de uma só colheita oriunda de uvas tintas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, entre outras.

Verificado com especial rigor, envelhece em tonéis de madeira até ao 4º ou 6º ano e depois em garrafa.







Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação desta sobremesa.

O meu muito obrigada à Terra Nostra, Royal, Vahiné e Quinta do Estanho pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.


Travesseiros de Cavalinha



















2 conservas de cavalinha primavera em tomate da La Gondola
250 g de massa folhada
1 fio de azeite (usei o azeite virgem extra - colheita especial - da Quinta da Lixa)
1 dente de alho
30 g de farinha
1 c. sopa de manteiga Terra Nostra
1 cebola
1 c. sopa de polpa de tomate Compal
200 ml de leite Terra Nostra
1 c. chá de salsa seca
1 ovo batido
Sementes de linhaça escura
1 pitada de pimenta Margão
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Aqueça um pouco de azeite e acrescente-lhe a cebola e o alho, bem picados. Deixe-os amolecer completamente, junte manteiga para derreter e acrescente a farinha. Envolva e acrescente todo o conteúdo das conservas (previamente esmagado com um garfo). Mexa bem, incorpore a polpa de tomate e tempere com sal, pimenta e salsa.
Deixe engrossar e acrescente o leite para obter um preparado cremoso. Retifique os temperos e deixe arrefecer.
Enquanto isto, corte a massa folhada em retângulos médios (8x6cm) e adicione, a metade deles, uma porção do recheio ao centro. Cubra-os com a restante massa folhada cortada e una as pontas, selando-as bem pressionando com os dedos molhados.
Disponha os folhados num tabuleiro com papel vegetal, pincele-os com o ovo batido, salpique com as sementes de linhaça e faça 3 golpes na superfície de cada um (isto servirá para a massa não rebentar).Leve ao forno, pré-aquecido nos 190º, e deixe cozinhar durante 25 minutos.




Para acompanhar este prato, recomendo:



Quinta da Lixa Espadeiro
Rosé

Castas: Espadeiro
Região: Vinhos Verdes

Produzido exclusivamente com a casta que lhe dá nome, este vinho apenas é produzido em anos de elevada qualidade. É um rosé delicado e persistente, com aromas frutados bastante característicos da casta. Na boca, confirma toda a fruta sentida no nariz. A sua frescura natural desvenda o seu carácter frutado.








Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à La Gondola, Terra Nostra, Compal, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.







Crumble de Tomate com Chèvre
















120 g de queijo chèvre da Palhais
230 g de tomates maduros
200 g de tomates cereja
250 g de pão de forma com côdea Panrico
50 g de queijo parmesão em pó
Tabasco alho q.b.
3 dentes de alho
1 fio de azeite Escalabitano virgem extra (que pode adquirir aqui)
1 c. sopa de salsa picada
1 pitada de pimenta Margão
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)


Comece por retirar a pele ao tomate e corte-o em pequenos cubos. Corte também os tomates cereja em metades.
Aqueça um pouco de azeite e junte-lhe os dentes de alho bem picados. Deixe-os amolecer um pouco e acrescente os tomates, envolva e deixe cozinhar até a pele dos tomates cereja abrir. Tempere com sal, pimenta e tabasco alho. Misture, deixe cozinhar mais um pouco e transfira para dois refratários pequenos.
Corte o queijo em fatias, não muito grossas, e disponha-o sobre o tomate, cobrindo-o completamente.
Parta o pão em pedaços, adicione-o ao processador de alimentos e triture-o até obter uma espécie de pão ralado. Adicione-lhe a salsa e o queijo em pó e triture mais um pouco.
Polvilhe o preparado anterior com esta mistura de pão e leve ao forno, previamente pré-aquecido a 180ºC, por 10-15 minutos ou até dourar.



Para acompanhar este prato, recomendo:

Arca Nova
Quinta das Arcas


Denominação: Regional Minho IV
Ano: 2014
Castas: Alvarinho e Trajadura

Aroma: Fruta abundante com notas complexas de citrinos onde se destaca a toranja. De salientar ainda o ananás bem integrado no conjunto. Paladar: Estrutura complexa. Volumoso na boca com uma excelente acidez crocante completa o conjunto. Perfeito equilibrio entre alcool e acidez.

Uvas colhidas à mão e a uma curta distancia da adega. Desengace total para extração dos aromas mais frescos. Fermentação a baixas temperaturas.

Visite a loja online: www.quintadasarcas.com/lojadaquinta/






Para preparar este delicioso prato, utilizei a travessa retangular azul, em cerâmica, da Staub (adquira os seus aqui).



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Azeite Escalabitano, Palhais (Saloio)TabascoPanrico, Staub, Margão, Marnoto e Quinta das Arcas pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.









Parceria com Patak's





É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, acerca da parceria entre o Nárwen's Cuisine e a Patak's
Patak's é uma marca de produtos de estilo indiano; comercializando pastas de caril, molhos culinários pré-preparado, pães indianos e chutneys. 
A empresa foi fundada por Lakshmishankar Pathak, um empresário Gujarati-britânico, mas, é agora, propriedade da Associated British Foods. 
Nos dias de hoje, Patak's fornece 75% dos restaurantes indianos em Inglaterra com pastas, molhos e misturas de especiarias. E vende, para a Europa e América do Norte, molhos pré-preparados para refeições indianas, pães e chutneys, sendo uma empresa de grande sucesso.


A Patak's é uma marca fantástica que, com os seus produtos, permite que seja possível provar verdadeiros pratos indianos sem sair de casa e sem grande esforço.
Com os molhos culinários pré-preparados - as pastas - (para pratos de carnes, frangos, legumes e arroz) é possível degustar verdadeiros partos indianos com autentico sabor original e sem ter de comprar ingredientes complicados.
É ótimo para que gosta de experimentar novos sabores e para quem não tem tempo de cozinhar um prato do zero, que levaria imenso tempo a preparar e com ingrediente dificílimos de encontrar no nosso pais.

Para além dos pré-preparados (pastas), a empresa comercializa, ainda, chutneys, molhos e pães indianos.










O meu muito obrigada à Patak's pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram.

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade dos produtos e que estou desejosa de fazer receitas com eles para, mais tarde, partilhar convosco.



Parceria com Tabasco




É como muito gosto que informo, a todos os que me visitam, acerca da parceria entre o Nárwen's Cuisine e a Tabasco. Este é o molho mais conhecido do mundo e é perfeito para cozinha Mexicana, Tex Mex ou para dar um sabor especial aos pratos do dia a dia.

Criado em 1868, por Edmund McIlhenny em Avery Island – Estado do Louisiana (U.S.A), o molho TABASCO® é o molho de pimenta mais conhecido e vendido em todo o mundo.

Com mais de 140 anos de história, o molho Tabasco® mantém a sua receita original. A singularidade do seu sabor deve-se ao processo de envelhecimento a que é sujeito. Após a sua preparação, envelhece durante três anos em cascos de carvalho, até que seja merecedor do nome Tabasco®.

Tabasco® disponibiliza várias receitas consoante a intensidade de picante. Os níveis de picante dos molhos Tabasco® são medidos em unidades de Scoville. A escala Scoville, criada em 1912 pelo farmacêutico Wilbur Scoville, mede a quantidade de capsaicina - a substância química que produz a sensação de calor. Quanto maior o rating Scoville, mais picante é o molho.



Rotulado em 22 línguas e dialectos, vendido em mais de 160 países e distribuído em mesas de restaurantes por todo o mundo, é o mais famoso e preferido molho picante do mundo!

Disponível em Portugal Continental e Ilhas nos diversos canais de distribuição e clientes, tais como: Grupo Jerónimo Martins, Grupo Sonae, Auchan, Intermarché, E.Leclerc, El Corte Inglés, Recheio, Euromadi, Makro, Uniarme e outros.


Actualmente presente em Portugal com as variedades Red, para paladares mais exigentes, nos formatos 60ml, 150ml e 350ml.
Tabasco Green, para paladares mais suaves, no formato 57ml.
E Tabasco Alho perfeito para o paladar português, no formato 60ml.


Visite a sua página no facebook, faça gosto e fique a conhecer um pouco mais a Tabasco e os seus magníficos produtos: https://www.facebook.com/Tabasco.Portugal. Aproveite e deixe um gosto.


Para finalizar, vou mostrar os fantásticos produtos que a Tabasco teve a gentileza de me oferecer.




O meu muito obrigada à Tabasco pela simpatia e pelos produtos fantásticos que me enviaram.

Por fim, posso dizer que é de louvar a qualidade dos produtos e que estou desejosa de fazer receitas com eles para, mais tarde, partilhar convosco.



Enchiladas do Mar


















200 g de camarão descascado Frina/ Frip
200 g de delícias do mar
6 c. sopa de óleo de amendoim
1 cebola
2 dentes de alho
Tabasco 
1 c. chá de sumo de limão
200 ml de natas
150 ml de leite Terra Nostra
1 c. chá de amido de milho
200 g de queijo flamengo fatiado Terra Nostra
50 g de queijo cheddar
1 pitada de pimenta branca Margão
1 pitada de noz moscada
Sal q.b. (usei a flor de sal Marnoto)
8 tortilhas médias (ver receita aqui)


Comece por aquecer o óleo e junte-lhe a cebola e os dentes de alho muito bem picados. Deixe-os amolecer e acrescente o camarão e as delícias do mar em cubos. Tempere com sal, pimenta, tabasco e sumo de limão. Assim que o camarão estiver cozinhado apague o lume e reserve.
À parte, misture as natas com o leite e o amido de milho, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.
Aqueça, cada tortilha no microondas cerca de 10 segundos ou, se forem caseiras, cozinhe-as apenas nesta altura (ver receita aqui). Estenda as tortilhas e deite-lhes duas colheres de sopa do recheio de camarão, salpique com queijo flamengo cortado grosseiramente e enrole-a em canudo. Transfira-a para um refratário e vá adicionando tortilhas recheadas, umas ao lado das outras até terminarem os ingredientes (deve reservar um pouco de queijo).
Seguidamente, regue as enchiladas com a mistura de natas e, por fim, polvilhe com o restante queijo flamengo e cheddar bem picados. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC por, cerca de, 25 minutos.
Sirva as enchiladas regadas com o molho branco e, ao comer, vá salpicando com tabasco a gosto.





Para acompanhar este prato, recomendo:



Quinta da Lixa Espadeiro
Rosé

Castas: Espadeiro
Região: Vinhos Verdes

Produzido exclusivamente com a casta que lhe dá nome, este vinho apenas é produzido em anos de elevada qualidade. É um rosé delicado e persistente, com aromas frutados bastante característicos da casta. Na boca, confirma toda a fruta sentida no nariz. A sua frescura natural desvenda o seu carácter frutado.







Para preparar este delicioso prato, utilizei a travessa retangular azul, em cerâmica, da Staub (adquira os seus aqui).



Aqui estão os produtos fantásticos que usei na preparação deste prato.

O meu muito obrigada à Frip, TabascoTerra Nostra, Staub, Margão, Marnoto e Quinta da Lixa pela simpatia e pelos produtos, de grande qualidade, que me enviaram.





Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/