Panquecas Americanas


As panquecas de estilo americano levam geralmente chocolate ou mel como molho, acrescentando um sabor especial e doce às panquecas, ou American Pancakes, como são chamadas nos Estados Unidos. Existem muitas variações regionais de panquecas, algumas contendo fermento ou os mais diversos acompanhamentos. Nos Estados Unidos e Canadá o maple syrup (um xarope extraído da seiva de árvores do género Acer) é o complemento mais frequentemente utilizado.



1 chávena de farinha com fermento
1 colher de sopa de açúcar
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 ovo batido
1 chávena de iogurte ou leite azedo
2 colheres de sopa de óleo
margarina

 
Num recipiente misture muito bem a farinha, o açúcar, o bicarbonato de sódio, e o sal. Num outro recipiente misture o ovo batido, o leite azedo (ou iogurte) e o óleo. Junte este preparado aos ingredientes secos, bata até estarem bem misturados. Numa frigideira anti-aderente coloque um pouco de margarina (deve fazê-lo apenas para a primeira panqueca pois já não será necessário para as seguintes) e deite uma porção da massa (2 conchas das pequenas). Aguarde um pouco, vire a panqueca para cozinhar dos dois lados e reserve. Siga este procedimento até acabar a massa.
Para continuar no estilo americano pode servir as panquecas com manteiga de amendoim, compota, mel, molho de chocolate ou xarope de frutos. 


* Nota: Para fazer leite azedo misture uma colher de sopa de sumo de limão a chávena de leite, deixe  descansar 10 minutos antes de usar. Pode ainda substituir o leite pela mesma quantidade de natas.

Presunto com Melão


Presunto com melão... Simples, mas apreciado por muitos. Esta é uma entrada bem fresca e leve, óptima para antever qualquer prato.



fatias de presunto
fatias de melão
palitos de madeira (opcional)



Corte as fatias de melão em quadrados, enrole as fatias de presunto sobre estas e, caso deseje, prenda os dois com um palito de madeira. (Pode substituir o melão por meloa, se preferir).


Fusilli ao Pesto




Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. Embora existam variações, o molho pesto é composto de folhas de manjericão amassadas com azeite, pinhões, alho e sal.



250 g de massa fusilli (espirais)
25 g de queijo parmesão ralado 
1 dente de alho 
3/4 chávena de folhas frescas de manjericão (usei secas)
1/4 chávena de azeite (usei óleo de sésamo)
1/4 chávena de pinhões torrados 
queijo parmesão ralado para polvilhar
sal



Coloque o manjericão na trituradora com o alho e pique bem.  Junte ao manjericão o sal e metade da medida de azeite. Triture, ou esmague, no almofariz, até obter uma massa uniforme (se preferir pode colocar no liquidificador). Junte os pinhões e o restante azeite, e triture, até os pinhões ficarem em pedacinhos. Adicione o queijo parmesão e misture muito bem. Verta num recipiente, alise a superfície e adicione um pouco de azeite, estará pronto quando se apresentar homogéneo. Por fim, escorra a água da massa e despeje o molho pesto sobre ela. Pode, ainda, polvilhar com queijo parmesão ralado.




Nota: Pode substituir os pinhões por nozes em pedacinhos, sementes de sésamo ou linhaça.

Polvo à Lagareiro

 



1 polvo 
1 folha de louro
1 cebola + 1 pequena
5 dentes de alho
batatas pequenas com casca
1 caldo de peixe
sal e salsa q.b.
1/2 litro de azeite



Lave muito bem o polvo em água abundante para retirar a areia que ainda poderá ter. Aconselho a usar polvo congelado pois deste modo não ficará rijo depois de cozido. Coza o polvo em água temperada com sal, uma cebola inteira (pequena) e um caldo de peixe durante, aproximadamente, 45 minutos (dependerá do tamanho do polvo).  Ao fim deste tempo espete-o com um garfo para confirmar se está cozido. À  parte lave muito bem as batatas sem lhes tirar a casca e coloque-as a cozer em água e sal durante 5 minutos. Escorra-as. Leve-as ao forno pré-aquecido a 200ºC até começarem a tostar (geralmente é o tempo de o polvo cozer). Quando as batatas se apresentarem tostadas e cozidas retire-as do forno e disponha-as numa tábua de cozinha e,colocando um pano sobre estas, dê-lhes murros. 
Num tabuleiro de barro (ou outro que prefira) coloque o polvo cozido cortado em pedaços e as batatas a murro. Sobre estes coloque uma cebola crua cortada em pequenos pedacinhos e os dentes de alho também em pedacinhos. Corte a salsa em tirinhas ou pique-a e salpique sobre o preparado. Por último, regue, generosamente, com azeite. Leve ao forno até tostar a 200º  por, aproximadamente, 20 minutos (é o tempo de o alho e a cebola ficarem cozinhados).

Couscous

 





Couscous é um prato originário do Maghreb, região do norte de África. E é tradicionalmente servido com um guisado de carne ou legumes. Mas também pode ser comido sem mais nada, aromatizado ou simples, quente ou frio (por exemplo, misturado com Tabbouleh). 
Em Marrocos existe dezenas de variedades de Cuscuz (sémola de trigo) acompanhado de legumes, carne de vaca, frango, borrego, peixe, etc.


250 gr de couscous
250 ml de água
sal
ervas aromáticas a gosto



O segredo desta receita está em usar a mesma quantidade de água e couscous. Ferve-se o equivalente ao peso dos couscous de água. Junte a água aos couscous, tape e deixe absorver.  Depos de repousar um pouco, mexe-se bem com um garfo até ficar soltinho. (A quantidade de água deve chegar e assim o cuscus vai aumentando de tamanho e deixa de ser pegajoso.)

Para temperar pode usar muitas coisas: pode ser apenas um pouco de sal, pode levar canela, azeite ou manteiga derretida e também pode levar apenas ras–al-hanout (uma mistura do Norte de África que leva cardamomo, canela, nós moscada , gengibre, cravinho, pimenta …. )

Doce de Gelatina

 



1 embalagem de gelatina de morango
1/2 lata de leite condensado
1 pacote de natas
3 folhas de gelatina incolor


De véspera faça a gelatina e leve ao frigorífico (deve colocar em 2/3 recipientes de formato quadrado ou rectangular). No dia seguinte corte a gelatina em pedacinhos e reserve numa taça. À parte demolhe as folhas de gelatina em água fria e derreta-as num tacho com o leite condensado. Em seguida junte a esta mistura as natas batidas em chantilly, envolva bem e coloque numa taça grande. Leve ao frigorífico a solidificar.

Brownies Crocantes





O brownie é um bolo de chocolate cortado em quadrados que teve origem nos Estados Unidos no final do século XIX, sendo popularizado nos E.U. e Canadá durante a primeira metade do século XX. O brownie, na verdade, é cortado de um bolo de chocolate denso, rico, que é, na textura, como uma fusão perfeita entre um bolo e um biscoito. Hoje em dia há uma grande variedade de brownies que podem até incluir nozes, amêndoas, cobertura de chocolate, chantilly, raspas de chocolate, gelado...
 

120 g de manteiga
175 g de chocolate em tablete
250 g de açúcar
2 ovos
120 g de farinha
150 g de nozes



Pré-aqueça o forno a 220ºC. Num tachinho derreta a manteiga, junte o chocolate partido em pedaços e vá mexendo até obter uma massa lisa. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco, junte o açúcar e misture bem. De seguida junte os ovos e envolva bem o preparado até obter uma massa homogénea. Por fim, junte, gentilmente, a farinha. Parta as nozes em pequenos pedaços e junte ao preparado anterior, mexendo bem.  Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e disponha a massa sobre ele, alisando-a com a ajuda de uma colher e leve ao forno por 30 a 40 minutos (deve ter o formato de um quadrado, rectângulo). No fim de pronto corte em quadrados. Pode acompanha-los com natas em chantilly.


Frango Recheado de Castanhas, Passas e Maçãs
















1 frango grande
500 g de castanhas descascadas
6 maçãs reineta
50 g de passas
500 g de batatinhas
2 colheres de sobremesa de margarina
vinho branco q.b.
pimentão doce q.b.
1 folha de louro
2 dentes de alho
piripiri líquido q.b. (ver receita aqui)
sal e pimenta



Coza as castanhas em água e sal e reserve. Lave as maçãs, descasque-as, retire-lhes as sementes e corte-as em quartos. Coloque-a as passas num recipiente com água por 5 minutos. Num recipiente junte as castanhas cozidas e inteiras, os quartos de maçã e as passas escorridas, envolvendo-os bem. Reserve. À parte descasque as batatinhas e coza-as em água e sal, reservando-as.
Limpe o frango de gordura e vísceras, mantendo-o inteiro, de forma a poder recheá-lo. Tempere-o, por dentro, com sal e pimenta e por fora tempere com o seguinte molho que deve fazer antecipadamente; num recipiente junte sal, alhos, louro, vinho branco, pimentão doce e piripiri e esmague tudo com um pilão (reserve o molho que sobrar para regar o frango). Em seguida recheie o frango com o preparado de frutas que reservou e com uma agulha e linha coza-o bem. Unte um tabuleiro de ir ao forno com margarina  e disponha o frango nele, regue-o com o restante molho. No tabuleiro, e, em torno do frango, coloque as batatinhas juntamente com os quartos de maçã e as castanhas que sobraram. Leve ao forno por, aproximadamente, 2 horas a 180ºC.







Queques de Vinho do Porto

 


250 g de açúcar
125 g de farinha
125 g de manteiga (ou margarina)
3 ovos
1 cálice de Vinho do Porto



Bata os ovos com o açúcar durante 5 minutos. Junte a manteiga amolecida  (leve ao microondas por 1 minuto) e, sem parar de bater, junte o vinho do porto e, por fim, a farinha. Depois de a massa estar muito bem batida distribua-a por forminhas de queques, previamente untadas com margarina e polvilhadas com farinha. Não encha as formas com a massa, deixe-as pouco mais de meias. Coloque-as num tabuleiro e leve ao forno a 200ºC, aproximadamente, por 20 minutos. Verifique se estão cozidos utilizando a técnica do palito. Desenforme enquanto quentes e polvilhe com açúcar em pó.


Nota: Rende 6 queques.

Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/