Shortbread














O Shortbread é um tipo de biscoito feito de manteiga, farinha e açúcar que não leva adição de qualquer levedante.
Ele é assim chamado devido à sua textura friável (a partir de um antigo significado da palavra short). A causa desta textura vem do seu elevado teor de gordura, fornecido pela manteiga.
Este biscoito está geralmente associado à Inglaterra, mas consta que no século XII, na Escócia, apareceu uma espécie de pão enriquecido que provavelmente é a base deste biscoito. Consta ainda que, Maria, Rainha dos Escoceses, no século XVI, deu nome a um biscoito que era cortado em fatias triangulares e aromatizado com sementes de cominho. Nesta altura, o shortbread era caro e reservado como um luxo para ocasiões especiais como Natal, Hogmanay (Ano Novo Escocês) e casamentos.



Para 4 shortbreads redondos com 15 cm de diâmetro:

300 g manteiga com sal
200 g açúcar
500 g de farinha
1 pitada de sal
1 gema batida (para pincelar)
Açúcar q.b. (para polvilhar)



Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e o sal, até obter um creme fofo. 
Peneire a farinha e amasse tudo com rapidez, de modo a obter uma massa quebrada (mas bem amassado). Faça 4 bolas de peso igual, achate-as e leve-as ao frigorífico durante 2 horas.
Após este tempo, estique cada porção de massa até obter círculos com 15 cm de diâmetro.
Com o canto da faca, desenhe losangos sobre a massa para que, depois de cozidos, os shortbreads possam ser facilmente partidos à mão. 
Pincele os shortbreads com ovo batido e polvilhe-os com açúcar. Coloque-os num tabuleiro de r ao forno forrado com papel vegetal previamente untado com margarina e polvilhado com farinha.
Leve a forno pré-aquecido a 190ºC durante 20 minutos, aproximadamente, ou até adquirirem um tom dourado.


Nota: Se preferir os shortbreads simples basta não polvilhar com açúcar e, sendo assim, a gema batida também será opcional.

Adaptado de: As 100 mais famosas sobremesas do mundo

Pudinzinhos de Morango
















5 folhas de gelatina
400g de morangos
150g de açúcar
2 colheres de chá de sumo de limão
4dl de natas
100g de doce de morango + 1.5 colher de sopa de água



Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria por 7-10 minutos.
Unte oito formas de muffin (de 250ml de capacidade) com óleo (pode usar formas mais pequenas mas renderá muitos mais pudins). Reserve. 
Lave muito bem os morangos, retire-lhes os pés, corte-os em pedacinhos e coloque-os num tachinho juntamente com 1 colher de chá de sumo de limão e o açúcar. Leve a lume brando, mexa e deixe cozinhar por 5 minutos. Triture muito bem usando a varinha mágica, junte as gelatinas demolhadas e espremidas. Mexa muito bem para que as gelatinas se dissolvam completamente e deixe arrefecer. 
Bata as natas com 1 colher de chá de sumo de limão até estarem bem firmes. Junte-as ao preparado anterior, quando este estiver frio, e envolva muito bem até obter um creme homogéneo. 
Divida o creme pelas formas bem untadas com óleo (ajudará a desenformar) e leve ao frigorífico até solidificarem (cerca de 3-4 horas). 
Desenforme para pratinhos e regue com o molho de morangos frio que deve fazer misturando o doce com a água e levando ao lume até se dissolver. Decore a gosto. 



Nota: Rende 8 pudins usando formas de muffin de 250ml.

Parcialmente adaptada de: Revista Mulher Moderna na Cozinha - Abril 2012

Gastronomia Mexicana



A gastronomia mexicana, em termos de variedade de sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo.
A alimentação deste povo varia com a região, dependendo da população indígena original e das influências dos espanhóis e de outros povos a que essas regiões foram expostas.
Na verdade, a base da cozinha mexicana está em três produtos: milho, feijão e chili. Mas é nas tortilhas que está a alma da cozinha do México. Tão antigas quanto o próprio país, são feitas de forma quase artesanal.
Resumindo, a combinação dos alimentos indígenas do México pré-colombiano com os que foram trazidos pelos colonizadores espanhóis fazem desta uma das cozinhas mais ricas em sabores e texturas.



2 - Burrito

4 - Fajitas

7 - Tacos

11 - Guacamole

13 - Tortilhas




Pão Caseiro com Chouriço












225g de água morna
25g de fermento fresco (levedura/fermento de padeiro)
380g de farinha
8-10g de sal
1 colher de chá de azeite
125g de chouriço (ou chourição em fatias)




Misture o fermento com a água morna e deixe que se dissolva (cerca de 5-10m). 
Junte os restante ingredientes e sove bem a massa sobre uma superfície polvilhada com pouca farinha, até que ela fique lisa, elástica e desgrude das mãos (a massa é húmida, não deve apresentar-se seca).
Amasse bem trazendo a massa para o centro e pressionando-a com a mão fechada, esta estará pronta quando se apresentar muito elástica e formar algumas bolhas ao amassa-la (se for necessário junte mais um pouco de farinha).
Forme uma bola de massa, coloque-a num recipiente, cubra-o com um pano e deixe levedar por 2 horas, ou até duplicar de volume.
Após este tempo, divida a massa em 4 partes iguais e estique cada uma delas com o rolo da massa. Em cada parte de massa coloque rodelas de chouriço, umas ao lado das outras, mas sem alcançar as bordas da mesma. Enrole-a como se fosse uma torta, apertando bem e selando a massa. Não deixe fendas visíveis. As pontas devem estar arredondadas, e não pontudas. Role sob as palmas das mãos para deixar o filão mais comprido, se quiser. 
Coloque os pães sobre um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal untado com margarina e untado com farinha.
Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque na prateleira de baixo um tabuleiro com água pois este fará com que a côdea do pão fique mais estaladiça.
Quando o forno estiver quente, leve os pães a cozer durante 20-30 (o tempo de cozedura dependerá se gosta do pão bem ou mal cozido - uma forma de verificar se o pão está cozido é bater com os nós dos dedos na parte de baixo do pão, se ele fizer um som oco é porque está cozido).



Pizza de Cogumelos














Lembram-se de vos ter falado da verdadeira massa de pizza italiana? Tão boa, tão perfeita...
Pois bem, esta pizza, também de origem italiana, foi feita com essa massa...
Adorei, a simplicidade dos ingredientes fazem dela deliciosa, tão viciante, tão italiana...



1 base média de pizza italiana caseira (ver receita aqui)
3 cogumelos brancos frescos
125 g de queijo mozzarella
Molho de tomate italiano q.b.(ver receita aqui)
Sal e pimenta branca q.b.
Oregãos secos q.b.


Faça uma massa de pizza de tamanho médio, de preferência de estilo italiano (ver receita aqui).
Lave os cogumelos e corte-os em fatias, tempere-os com sal e pimenta branca. Reserve, deixando tomar gosto por 10-15 minutos.
Sobre a base pré-cozinhada coloque bastante molho de tomate italiano (ver receita aqui), espalhe-o bem com uma colher e deixe uma pequena margem. Sobre este, espalhe o queijo mozarella e depois os cogumelos. Por fim, salpique um pouco de oregãos secos e leve a forno pré-aquecido a 200ºC durante 15-20 minutos.


Cotton Soft Japanese Cheesecake (Cheesecake Japonês de Algodão)

















140g de açúcar
6 gemas
6 claras
50g de manteiga com sal
250g de queijo creme (não use light pois tem menos sabor)
100ml de leite
1 colher de sopa de sumo de limão
60g de farinha para bolos super fina (usei Branca de Neve)
20g de amido de milho
1 pitada de sal


Prepare uma forma redonda de 20cm de diâmetro forrando-a toda com papel vegetal untando com margarina e polvilhado com farinha (deixe uma margem de papel vegetal acima da forma para ser mais fácil de desenformar, bastando, assim, puxar o papel - não use forma de aro removível pois irá cozer o bolo em banho-maria e poderá entrar água pela abertura da forma). 
Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Num tachinho, derreta, em banho-maria, o queijo creme, a manteiga e o leite, mexendo sempre e em lume brando. Deixe arrefecer. 
À parte, junte a farinha, o amido de milho, as gemas, uma pitada de sal e o sumo de limão, misture bem e junte ao preparado anterior depois de este estar em temperatura ambiente. Misture bem.
Entretanto, bata as claras em castelo bem firme, junte-lhes o açúcar aos poucos e bata para envolver.
Adicione as claras à mistura do queijo e envolva, delicadamente, até obter uma mistura completamente homogénea. 
Verta a massa na forma preparada e leve ao forno em banho-maria (coloque a forma dentro de um tabuleiro com água) durante cerca de 1:10 hora.. Quando o cheesecake ganhar cor (castanho dourado), tape-o com uma folha de papel de alumínio, para que não queime. Quando o cheesecake estiver pronto, abra a porta do forno e deixe-o lá dentro até arrefecer. Em seguida, retire-o do forno, desenforme e retire o papel vegetal com cuidado.




Ligeiramente adaptado de: Diana's Desserts

Escalopes de Porco em Cebolada de Porto, Tomilho e Cogumelos













6 escalopes de porco (usei bifes do cachaço - cerca de 500g)
300 g de cogumelos brancos frescos
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola grande + 1 pequena (cortada em rodelas)
4 dentes de alho picados
1 haste de tomilho fresco
5 colheres de sopa de vinho do Porto

Sal e pimenta branca q.b.



Tempere os bifes do cachaço com sal e pimenta, deixando tomar gosto por 1 hora.
Numa frigideira larga, aqueça o azeite e aloure os bifes de um lado e do outro. Reserve num prato.
Na mesma frigideira, em lume brando, coloque a manteiga e salteie a cebola cortada em rodelas, deixe-a murchar um pouco e adicione o alho picado e folhas de tomilho fresco. Adicione os cogumelos laminados e tempere com sal e pimenta branca. Deixar cozinhar um pouco, em lume baixo, até que os cogumelos percam os sucos e comecem a murchar. Junte o vinho do Porto, mexa, acrescente a carne que reservou e deixe cozinhar em lume baixo durante 10minutos. Se após este tempo o molho estiver muito fluido junte um pouco de amido de milho, previamente dissolvido, para engrossar.


Adaptado de: 5 Quartos de Laranja


Charlotte de Morangos















A Charlotte é uma sobremesa com origem francesa sendo muitas vezes conhecida como "ice-box cake".
Normalmente servida fria, esta sobremesa é revestida por bolos-esponja, biscoitos ou bolachas, sendo os palitos la reine os mais usados na sua confecção. Estes são utilizados para alinhar um molde, que é então preenchido com um puré de frutas ou creme de natas.



200g de palitos la reine
300g de morangos (reduzidos a puré)
80g de morangos cortados aos pedaços
2 iogurtes de aroma de morango (2x120g)
6 folhas de gelatina incolor
3 colheres de sopa de água
200ml de natas
1 colher de café de sumo de limão
150g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Xarope:

2 colheres de sopa de açúcar
50ml de água

Decoração:
morangos fatiados q.b.



Recheio:
Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar.
Lave muito bem os morangos, reduza-os a puré, e filtre-os num passador de rede fina, para descartar as sementinhas e as partes sólidas restantes.
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por 10 minutos. Escorra-as muito bem, coloque-as num recipiente metálico, junte-lhes 3 colheres de sopa água quente (se estas não se dissolverem leve a lume brando por um bocadinho). Deixar arrefecer um pouco.
Numa taça, junte os iogurtes com os morangos triturados e misture bem. Junte, aos poucos, as folhas de gelatina derretidas usando uma vara de arames, misture bem.
Bata as natas com o sumo de limão até estarem bem firmes, junte o açúcar baunilhado e bata mais um pouco.
Envolva, suavemente, as natas na mistura dos iogurtes, até obter uma mistura homogénea.


Montagem:
Faça o xarope misturando a água com o açúcar e levando-a ao lume até o açúcar ficar dissolvido. Retire do lume e deixe arrefecer.
Forre, com película aderente, uma forma de charlotte (eu usei uma forma de aro removível de 16cm de diâmetro) com película aderente.
Corte as pontas dos biscoitos de forma a ficarem todos com a mesma altura e tendo o cuidado para não ficarem muito mais altos que a forma (cerca de 9cm cada). Reserve as pontas cortadas. 
Com um pincel humedeça, levemente, os palitos com o xarope preparado (não devem ficar demasiado ensopados, senão não vão aguentar na vertical). Disponha os palitos na vertical, muito bem encostados uns aos outros, a toda a volta da forma.
Coloque metade do creme na forma e leve ao frigorífico por 1 hora. 
Após este tempo, e sobre o creme, coloque uma camada de morangos cortados em pedaços intercalada com as pontas dos biscoitos (se for necessário mais biscoito deve cortar os restantes palitos em cubinhos previamente humedecidos com o xarope ). Por fim, cubra com o restante creme.
É importante que o recheio da charlotte fique com a mesma altura do que os palitos dispostos na vertical, nem que, para isso, faça uma camada com cubos de palitos até ficar com a mesma altura (se a forma que usar for grande pode fazer 2 camadas de morango com biscoito e dividindo o creme em 3 partes iguais).
Leve ao frigorífico durante 4-5 horas ou até solidificar.
Na altura de servir, desenforme a charlotte para um prato e com cuidado retire a película aderente.
Decore a gosto com morangos laminados.




Adaptação quase total de: Baunilha e Caramelo


Massa de Pizza Italiana










A verdadeira massa de pizza italiana...
A melhor que provei até hoje!
É crocante por fora, fofa por dentro...perfeita!



15g de fermento de padeiro/levedura
1 pitada de açúcar
300g de água morna
55g de azeite
525g de farinha
8g de sal


Amorne a água (não deve estar a mais que 60ºC) e a ela junte o fermento e uma pitada de açúcar. Aguarde que o fermento se dissolva (cerca de 2-3 minutos), mexa um pouco e verta este preparado para um recipiente maior. Junte o azeite, envolva com uma colher. Acrescente a farinha, aos poucos,  misturando até remover todos os grumos. Por fim, junte o sal.
Amasse bem sovando e puxando a massa durante cerca de 8 minutos, a massa estará pronta quando a sua consistência for fofa, elástica e ligeiramente grudenta (se necessário acrescente um pouco de farinha, mas pouca pois a massa não pode ficar seca). Faça uma bola e coloque a massa numa tigela untada com óleo e tape-a com um pano, deixando-a dobrar de volume (cerca de 1:30 hora) em lugar abrigado (eu coloco a massa num recipiente tapado e dentro do microondas fechado e desligado).
Quando a massa dobrar de volume, divida-a em 3 partes iguais. Estenda cada uma delas em forma de circulo, esticando as laterais com os punhos e com o rolo da massa (não é fácil de esticar mas vale a pena o esforço). A espessura de massa deve ser apenas de 0.5cm (não a deixe maior que isto pois ainda crescerá um pouco). 
Passe bastante farinha sobre cada lado da base da pizza e coloque-a sobre um tabuleiro de forno muito bem enfarinhado, tape-o bem e deixe levedar por mais 30 minutos. 
Execute este mesmo processo para as outras duas porções de massa.
Após levedar, pique cada base de pizza com um garfo e leve-as ao forno a 250ºC, ainda sem o recheio, por 6-8minutos, apenas para dourar ligeiramente e pré-cozer a massa.
Em seguida, retire as bases do forno e pode recheá-las a gosto ou deixa-las arrefecer e congelar.


Nota: Rende 3 bases de pizza de tamanho médio ou 6 individuais.

Adaptado de : The Italian Baker - Carol Field


Almofadas de Queijo e Fiambre











Massa:
150g de manteiga derretida
300 g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento
1.5 dl de leite
1 ovo

Recheio:
8 fatias de fiambre
8 fatias de queijo 
1 gema + um pouco de leite


Envolva a manteiga com a farinha. Junte uma pitada de sal e o fermento. Adicione o leite e ovo e amasse bem até obter uma massa bem ligada. Deixe descansar, num recipiente tapado por 30 minutos.
Estique a massa em forma de rectângulo sobre uma superfície polvilhada com farinha. Corte 8 rectângulos com 12 cm de comprimento e 8 de largura. Disponha o fiambre e o queijo sobre a massa e pincele em volta com parte da gema batida com um pouco de leite. Dobre a massa sobre o recheio, pressione as extremidades para colarem e aperte-as com um grafo. Pincele com a restante gema.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com margarina e polvilhado com farinha.  Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por, cerca de 25 minutos. Sirva quentes ou frias.


Rendimento: 8 unidades.
Adaptado de: Receitas de Sucesso


Atualizações do Instagram | @SEUINSTAGRAM

https://www.instagram.com/narwens_cuisine/